Os receptores gustativos são estimulados graças às substâncias químicas presentes nos alimentos que desencadeiam o impulso nervoso. Os gostos doce, amargo e umami são percebidos em virtude de receptores de membrana acoplados às proteínas G. Já o salgado e o ácido, para serem percebidos, dependem de canais iônicos.
Gustação (ou paladar) é o nome que damos à sensibilidade gustativa, mediada pelos botões gustativos. São em torno 4000 unidades gustativas espalhadas no interior da boca, principalmente sobre a língua (75%).
Os botões gustativos são receptores gustatórios (quimiorreceptores) que pertencem ao sentido do paladar humano, neles estão agrupadas as células gustativas. Os botões estão localizados na língua, palato, epiglote, faringe e na porção superior do esôfago.
Os botões gustativos são estruturas responsáveis por fornecer a gustação (sentido do gosto), e estão presentes na língua, na epiglote, nos pilares das amígdalas e região posterior da orofaringe.
Com o sentido do paladar, somos capazes de distinguir quatro sabores básicos: amargo, azedo, doce e o salgado. Existe ainda um quinto sabor, que é conhecido com umami, entretanto, esse gosto só é observado em alimentos que possuem glutamato monossódico (temperos, por exemplo).
O cheiro cítrico e sabor de suco de limão podem ajudar a restaurar o seu cheiro e poder de degustação. Além disso, é rica em vitamina C, um antioxidante que aumenta a imunidade do corpo e ajuda a combater doenças e infecções. Esprema o suco de 1 limão em um copo de água morna. Misture 2 colheres de chá de mel cru.
Se for secreção é possível que precise de medicações ou mesmo cirurgia e se for pela inflamação pode-se usar antiinflamatórios (como corticóides) e estimulantes dos nervos como o ácido alfa lipóico, porém não podemos garantir que o olfato irá retornar, pois depende de como seu organismo reage.
Tratamento de Anosmia Se o problema ocorrer por um resfriado, gripe, alergia ou sinusite, ele normalmente se cura por conta própria em poucos dias. Nestes casos, algumas atitudes que ajudam a anosmia a se curar mais rápido são: Descongestionantes. Anti-histamínicos.
Para diminuir o gosto metálico ou amargo na boca causado pelo tratamento de quimioterapia ou radioterapia, pode-se usar dicas como utilizar apenas utensílios de plástico e vidro para preparar os alimentos, marinar a carne em sucos de fruta e adicionar ervas aromáticas para temperar os alimentos.
A perda do paladar é geralmente transitória, havendo recuperação gradual e volta aos níveis normais um ano após a radioterapia, embora este tempo de recuperação possa demorar até cinco anos após a radioterapia.
As alterações do paladar provocadas pela radioterapia geralmente começam a melhorar a partir de três semanas a dois meses após o término do tratamento. No entanto essa melhora é gradativa e pode demorar até um ano, podendo não voltar a ser exatamente a mesma do que antes do tratamento.
Superando a perda de apetite do paciente com câncer
A falta de apetite pode acontecer por diversas razões, que vão desde aspectos emocionais, como a ansiedade ou depressão, até a deficiência de algum nutriente importante no organismo. Por isso, muitas vezes, as pessoas nem lembram de alimentar durante essas fases.