O processo é simples, rápido e não invasivo: o dentista faz um exame visual da condição bucal de cada jovem e preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição sócio-econômica da família.
Como faço para obter meu aparelho dentário (Ortodontia) pelo SUS? Primeiro você precisa verificar se há atendimento odontológico gratuito na sua cidade, para isso vá até uma Unidade de Saúde mais perto de sua casa portando seu cartão do SUS e se informe com os profissionais do local.
Outra opção para ter atendimento de dentista de graça são os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) do Sistema Único de Saúde (SUS). Nestes locais é possível tratar canal, fazer a colocação de implantes dentários e de aparelhos ortodônticos, entre outros atendimentos simples.
Como o programa Brasil Sorridente é uma iniciativa do SUS, qualquer pessoa tem acesso a implantes dentários de forma gratuita. No entanto, cidadãos de baixa renda têm preferência. Primeiramente, para ser contemplado com o benefício é preciso acessar o site do Brasil Sorridente.
Existem muitos tratamentos que são oferecidos nos centros de atendimento do programa....Entre eles os mais comuns são:
Eles atenderão a população de Águas Belas (PE), Alhandra (PB), Aparecida (PB), Angra dos Reis (RJ), Campo Grande (MS), Hidrolândia (GO), São João da Boa Vista (SP) e Manaus (AM).
A implantação de centros de especialidades funciona por meio de parceria entre estados, municípios e o governo federal, isto é o Ministério da Saúde faz o repasse de uma parte dos recursos e estados e municípios contribuem, cada um, com outra parcela.
Para prestar atendimento à população tanto nos CEOs como nas Unidades Básicas de Saúde, o programa conta com 23.
O programa Brasil Sorridente, criado há 11 anos, tem o objetivo de garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal da população brasileira. Para isso, reúne uma série de ações para ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
de 2004
O programa Brasil Sorridente do Ministério da Saúde completou dez anos em 2014. O objetivo do programa é ampliar o acesso da população ao tratamento odontológico gratuito. ... Significa dizer que em quase 90% do Brasil, das cidades brasileiras, nós temos pelo menos um dentista e um auxiliar de saúde bucal.
Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) do Sistema Único de Saúde (SUS), presentes em mais de 800 municípios brasileiros, são referência em saúde bucal. Essas unidades contam com equipes formadas por técnicos e auxiliares de saúde bucal e cirurgiões-dentistas.
As principais linhas de ação do Brasil Sorridente são a reorganização da atenção básica em saúde bucal (principalmente com a implantação das equipes de Saúde Bucal eSB na Estratégia Saúde da Família), a ampliação e qualificação da atenção especializada (especialmente com a implantação de Centros de Especialidades ...
governo Lula
Nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) é oferecido serviço emergencial 24h, o cirurgião dentista e sua equipe atendem em regime de plantão os casos de urgência e emergência como infecção dentária, dor de dente, hemorragias gengivais após extração dentária, queda de próteses provisórias e pequenas fraturas no dente.
Todos os CEO, independentemente do tipo, devem realizar, minimamente, as seguintes atividades: (1) diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer bucal; (2) periodontia especializada; (3) cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros; (4) endodontia e (5) atendimento a portadores de necessidades ...
Os Centros de Especialidades Odontológicas atendem as especialidades de periodontia, cirurgia oral menor, estomatologia, pacientes com deficiência, endodontia, prótese dentária e ortodontia/ortopedia funcional dos maxilares. Esse atendimento é destinado aos usuários que são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde.
Atualmente, a rede municipal conta com 1.