Vê como se faz, passo a passo:
Joseph Plateau
1895
Três anos após essa descoberta, o físico belga Joseph-Antoine Plateau foi o primeiro a medir o tempo da persistência da visão ao concluir que, para uma série de imagens darem a ilusão de movimento, é necessário que se sucedam à razão de dez por segundo.
Introdução A persistência da visão, ou persistência retiniana, designa o fenômeno ou a ilusão provocada quando um objeto visto pelo olho humano persiste na retina por uma fração de segundo após a sua percepção NAMIKATA et al. ... (2010), o tempo de permanência de uma imagem na retina é de aproximadamente 1/10 de segundo.
Segundo essa teoria, ao captar uma imagem, o olho humano levaria uma fracção de tempo para "esquecê-la". ... Os filmes ou sequências de imagens em vídeo mostram o movimento mais suave e menos saltitante. Um filme de celulóide é rodado a 24 fotogramas por segundo.
QUAL a relação existente entre a persistência retiniana e o funcionamento do cinematógrafo? ... E) Sendo uma máquina que é direcionada para uma produção visual, o cinematógrafo funciona como um ativador direcionado para a retina, afetando diretamente a sua capacidade de persistência perante uma imagem projetada.
A fotografia no cinema ou cinematografia é o elemento que diz respeito à captação das imagens, por meio de filmagens em película ou utilizando câmeras digitais.
O que salvou o cinema como aparato técnico foi a existência de um intervalo negro entre a projeção de um fotograma para o outro, permitindo atenuar a imagem persistente que ficava retida pelos olhos. O fenômeno da retina explica apenas uma coisa no cinema, que é o fato justamente de não se ver esse intervalo negro.
Tudo começou com a fotografia. Isso mesmo, fotos! A primeira sessão de cinema de que se tem noticia aconteceu em Paris, em 1895. Para criar o filme foi necessário, primeiro, criar o cinematógrafo, uma máquina capaz de filmar e projetar imagens em movimento.
A história do cinema no Brasil começa em julho de 1896, quando ocorre a primeira exibição de cinema no país, na cidade do Rio de Janeiro. ... Inicialmente o cinema era mudo, e somente na década de 1930 surge o cinema falado.
Antigamente, alguns filmes eram exibidos durante anos. ... No geral, os lucros da bilheteria de um filme dependem de quanto foi gasto em sua produção, divulgação e distribuição. Longas com grandes orçamentos, de franquias conhecidas pelo público e repletos de efeitos especiais, tendem a atrair muitos espectadores.
Aniversário é marcado por exibição organizada pelos irmãos Louis e Auguste Lumière. O s irmãos Lumière realizaram a primeira projeção cinematográfica em Paris, no Salão Indiano do Grand Café do bulevar des Capucines, em 28 de dezembro de 1895. O sucesso na estreia foi contido.
No dia 8 de julho de 1896, sete meses depois de os irmãos Lumière inaugurarem a sétima arte em Paris, o Rio de Janeiro exibiu a primeira sessão de cinema no Brasil. No ano seguinte, em 1897, Paschoal Segreto e José Roberto Cunha Salles abriram a primeira sala de cinema, também no Rio de Janeiro, na rua do Ouvidor.
No dia 31 de julho de 1897, foi inaugurada a primeira sala fixa de cinema do Brasil, o "Salão de Novidades Paris", no Rio de Janeiro. Um ano antes, seletos convidados puderam acompanhar uma exibição experimental na Rua do Ouvidor.
Desenvolvido pelos irmãos franceses Auguste e Louis Lumière e apresentado ao público em 1895, o cinematógrafo era uma máquina a manivela que permitia captar as imagens, revelar o filme e, depois, também projetá-lo em uma tela.
Em Paris, a 28 de dezembro de 1895, o frio faz-se sentir e as pessoas caminham apressadamente no Boulevard des Capucines, não se apercebendo dos placards do Grand Café, a anunciar a primeira sessão de cinema público, que terá lugar naquele mesmo dia, às 21 horas.
No ano de 1892, o francês Léon Bouly conseguiu, a partir do cinetoscópio, desenvolver o cinematógrafo, um modelo que conseguia gravar e projetar a luz das imagens-movimento em tela, em quadros por segundo.
Os irmãos inventaram o cinematógrafo, e em 28 de dezembro de 1895, na cidade de La Ciotat, localizada no sudeste da França, fizeram a primeira exibição pública de uma imagem em movimento.
Na década de 1860, mecanismos para a produção de dois desenhos tridimensionais em movimento foram demonstrados com dispositivos como o zootrópio , mutoscope e praxinoscópio .
É um sistema de engrenagem para uma tira de 15m de película de celulóide e permitia a obeservação através de um furo (as imagens só podem ser vistas por um espectador de cada vez). Foi o precursor de todos os aparelhos de filmagem e a largura de seu filme, de 35mm, passou a ser considerada internacionalmente.
5 Como funciona o Cinematógrafo dos irmãos Lumière Para gravar um filme, o Cinematógrafo imprime uma sucessão de fotos numa pelicula em celuloide (uma matéria que reage à luz quando esta entra pela objetiva e permite fixar a imagem). Graças a uma manivela é possível visualizar as imagens do filme.
Embora não seja claro onde realmente começou a história do cinema, a primeira exibição de um filme de curta duração aconteceu no Salão Grand Café, em Paris, a 28 de dezembro de 1895. Nesta data, os Irmãos Lumière fizeram uma apresentação pública dos produtos de seu invento ao qual chamaram Cinematógrafo.
Auguste Marie Louis Nicholas Lumière (Besançon, 19 de outubro de 1862 — Lyon, 10 de abril de 1954) e Louis Jean Lumière (Besançon, 5 de outubro de 1864 — Bandol, 6 de junho de 1948), os irmãos Lumière, foram os inventores do cinematógrafo (cinématographe), sendo frequentemente referidos como os pais do cinema.