4 – Como é feita a preparação da conserva?
Significado de Conserva substantivo feminino Substância alimentar conservada, esterilizada em recipiente hermeticamente fechado: conserva de legumes.
verbo transitivo direto e pronominal Manter em bom estado; preservar: conservar a saúde; conservar-se sã.
Conservas vem do verbo conservar. O mesmo que: manténs, preservas, continuas, perpetuas, sustentas, armazenas, cuidas, proteges, salvaguardas.
Conservando vem do verbo conservar. O mesmo que: mantendo, preservando, continuando, perpetuando, sustentando, armazenando, cuidando, protegendo, salvaguardando.
História da conservação Os primeiros métodos de conservação de alimentos incluíam a secagem ou a adição de sal e especiarias para evitar a sua deterioração (estragos,decomposição) por micro-organismos.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) recomenda que os ovos cozidos sejam guardados na geladeira em no máximo duas horas depois de preparados, e comidos em até uma semana.
Para evitar surpresas desagradáveis na hora de abrir a marmita feita em casa, a nutricionista Flávia Noujeimi dá dicas simples. ... Já os ovos cozidos podem ser levados na casca, evitando “impregnar” a marmita com o cheiro. Na geladeira, duram uma semana.
Cubra os ovos com água e leve-os ao micro-ondas. Coloque um ovo cozido com casca em um refratário e cubra-o com água. Aqueça-o em intervalos de um minuto para que ele não fique quente demais nem exploda dentro do micro-ondas. Faça isso até alcançar a temperatura desejada.
Em uma panela grande, coloque óleo vegetal, o suficiente para cobrir as mandiocas, e leve ao fogo alto para aquecer a 150 graus. Para ter certeza que aqueceu, coloque uma pitada de farinha de rosca e, se fritar, está no ponto.
AIPIM/MACAXEIRA: Em um recipiente coloque 500g de aipim, cubra com água e leve para o microondas por 10 minutos. Retire, coloque o sal a gosto, 1 xícara de água fria e leve ao microondas por mais 5 ou 6 minutos.
Tente assá-lo com um tempero simples de sal e pimenta-do-reino para realçar o sabor. Ou, se não tiver muito tempo, asse no micro-ondas até ficar bem macio. Você também pode cozinhar o inhame no fogão e amassá-lo com manteiga e leite para fazer um acompanhamento bem cremoso.
Descascar o inhame, cortá-lo em pedaços pequenos e colocar numa bacia com água e sal para não escurecer. Cozinhar em panela aberta com água cobrindo até ficar no ponto de colocar o palito e estiver cozido, mas sem desmanchar muito. Escorrer a água e voltar ao fogo baixo só para secar bem.
A liga tem a ver com a quantidade de água, por isso, socar o pobre do cuscuz só piora as coisas. Apenas o acomode. Tampe e cozinhe em fogo alto.
Pra você esquentar aquele macarrão do almoço sem ele ficar zuado, é só fazer isso em banho maria. Ele fica como feito na hora. Acrescente um pouco de molho extra, ai ele ficará perfeito. Outra curiosidade é que você não precisa colocar óleo ou azeite para evitar que o macarrão grude.
Assim que ferver, desligue o fogo e aguarde em torno de 10 minutos. Pronto, agora é só retirar o cuscuz e desenformar (se notar que grudou um pouquinho nas laterais, você pode usar uma faquinha ou uma espátula para desgrudar).
Comece misturando a massa de cuscuz ao sal, depois regue aos poucos a massa de cuscuz com a água ou caldo de legumes ou carne, até ficar todo molhado, mas não deixe encharcar demais. Para saber se você colocou água suficiente no cuscuz, aperte a massa e veja se a massa fica unida sem escorrer água entre os dedos.
Aprenda a usar uma cuscuzeira
Cuscuz marroquino é uma iguaria árabe que foi trazida para o Brasil pelos africanos e se popularizou durante o período colonial. Gostoso, fácil de preparar e nutritivo, ele possui diversos benefícios para a saúde, além de ser um prato versátil, que pode ser incrementado com o que vier a mente.
1) Usar sempre no cuscuz a massa de flocão, deixa mais soltinho e macio. ... 6) A massa de cuscuz também pode ficar de um dia para o outro hidratando na geladeira, deixa o cuscuz mais fofinho.