A gametogênese é o processo no qual se formam os gametas masculinos e femininos, células que se fundem no processo de fecundação e garantem nossa reprodução. A gametogênese é o processo no qual são formados os gametas masculinos e femininos.
Os gametas são produzidos por organismos que realizam reprodução sexuada, tais como animais e plantas. O processo de produção desses gametas é denominado gametogênese.
Na espécie humana, os gametas são o ovócito secundário ou óvulo (gameta feminino) e espermatozoide (gameta masculino): Ovócito secundário ou óvulo: célula grande, imóvel com a presença de material nutritivo.
Gametogênese é o processo pelo qual os gametas são produzidos nos organismos dotados de reprodução sexuada. Nos animais, a gametogênese acontece nas gônadas, órgãos que também produzem os hormônios sexuais, que determinam as características que diferenciam os machos das fêmeas.
O gameta feminino é maior que o masculino porque durante todo o seu processo evolutivo o mesmo recebe diversas proteínas. Isso porque as proteínas são necessárias para caso o óvulo seja fecundado, pois estará se preparando para criar uma vida que precisará de diversos nutrientes para se desenvolver saudável.
Cada gameta é geneticamente único, já que os cromossomos são misturados e distribuídos de uma nova forma toda vez que um gameta é formado. Esse processo se chama meiose. Esses gametas contêm uma cópia exclusiva de metade dos genes da fonte.