LOCALIZANDO A NOTA SI Então aqui vai uma dica muito objetiva para você: Todo piano ou teclado possui 5 teclas pretas divididas em grupo de duas e três teclas. No grupo de três teclas a nota Si é a primeira tecla branca, depois da terceira tecla preta (Lá#).
Fá maior (abreviada no sistema europeu como Fá, e como F no sistema norte-americano) é a tonalidade em que consiste a escala maior de fá, e contém as notas fá, sol, lá, si bemol, dó, ré, mi e fá. ... Sua tonalidade relativa é ré menor e a tonalidade homônima é fá menor.
Ao tocar a flauta todas as partes do corpo devem estar em posição natural, evitando qualquer tensão. Manter as costas retas, sem inclinar para frente nem para trás, e os ombros baixos. A flauta deve ser colocada num ângulo de 45º junto ao tórax. Os braços devem estar relaxados, cotovelos separados do corpo.
Ela difere da flauta contralto por 3 semitons e meio (uma quinta abaixo), ou seja, enquanto a soprano começa em DÓ (527,26 Hz) a contralto começa em FÁ (349,23 Hz), abaixo da nota mais grave da soprano.
Flauta doce 1: Os primeiros passos
Da mais aguda para a mais grave, com os instrumentos mais comuns destacados, temos:
A Flauta Doce que estamos estudando divide-se em três partes: Boquilha ou Cabeça, Corpo ou caniço intermediário e Pé.
A flauta doce ou flauta de bisel é um instrumento de sopro de origem medieval, de palheta fixa (aresta), com oito furos tapados diretamente com os dedos, muito utilizado atualmente para musicalização.
Cada dedo cuida de um orifício. Os dedos da mão esquerda posicionam-se nos três primeiros orifícios, na parte superior da flauta, perto da cabeça da flauta, e os dedos da mão direita nos orifícios seguintes (abaixo). O dedo polegar da mão esquerda vai posicionar-se no orifício de trás (ver Figura 4).
Durante o período Tudor (1485-1603) na Inglaterra, a flauta doce era bastante popular. Tanto Henrique VII quanto Henrique VIII empregaram flautas doces nas músicas, bem como tocavam o instrumento (PAOLIELLO, 2007). A flauta doce alcançou grande popularidade nos séculos XVI e XVII.
Comprimento: 32,5 cm. Largura: 3 cm.
A flauta doce foi pela primeira vez introduzida no Japão no século XVI através de contatos com europeus (Tada 1982). Em 1549, Francisco Xavier veio a Kagoshima para introduzir o Cristianismo, e durante anos, muitos Jesuítas o seguiram trazendo com eles instrumentos europeus inclusive flautas doce.
Se você está procurando um modelo para comprar, temos algumas dicas que podem te ajudar a escolher a flauta doce que mais combina com você....Estilo da Flauta Doce
O modelo de flauta doce mais adequado para utilização por crianças e amadores é certamente a flauta renascentista, que é um instrumento concebido para tocar em conjunto e misturar o som com os outros instrumentos.”