Resumidamente, a DRE de uma empresa se estrutura da seguinte maneira:
Quais são os passos para elaborar uma DRE?
Afinal, quais passos devem ser seguidos para fazer uma DRE?
Basta formatar as linhas e colunas de “Valor” como “Moeda”, a coluna “A” com formato “Geral”, e a linha de “Data” com formato de “Data Abreviada”. Além disso, o Excel oferece uma variedade de cores, você pode escolher as que achar melhor.
Confira o DRE contabilidade passo a passo detalhado, conforme o modelo de DRE acima:
Como montar a estrutura de uma DRE?
Demonstração do Resultado do Exercício, também conhecida como DRE, é um documento contábil de demonstração cujo objetivo é detalhar a formação do resultado líquido de um exercício pela confrontação das receitas, custos e despesas de uma empresa, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência (receitas e ...
Como se calcula a DRE?
O DRE Gerencial do ContaAzul é um relatório disponível para nossos clientes que precisam entender a situação financeira da empresa, saber se estão com lucro ou prejuízo em um determinado período. Podem ainda fazer projeções de crescimento, análises da evolução de custos ou de recebimentos, entre outros.
A Demonstração do Resultado do Exercício – DRE – é um relatório contábil que evidencia se as operações de uma empresa estão gerando um lucro ou prejuízo, considerando um determinado período de tempo.
Resposta. Resposta: A. A utilização da DRE é meramente gerencial, sendo flexível de acordo com as necessidades dos gestores (dados qualitativos e quantitativos).
Princípio da competência As receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento.
Quanto à Demonstração do Resultado do Exercício, de acordo com a Lei n° 6.
6.
A última dedução são os impostos gerados pela venda. Aqui entram, por exemplo, o pagamento do Simples Nacional, ICMS, PIS/COFINS e ISS. Qualquer imposto gerado por conta da venda, como o Simples Nacional, entra aqui. Esses dados estão separados na DRE com objetivo de não mascarar os números de faturamento.
Ou seja, o resultado não operacional refere-se a uma parte da renda da empresa, resultante das atuações da organização que não estão associadas às operações de negócios primordiais da empresa.
Lucro operacional é o lucro advindo unicamente da operação de um negócio. ... O lucro operacional não pode ser confundido com o lucro bruto. Neste último, somente são descontadas as despesas variáveis – que são aquelas que podem ter relação com as vendas realizadas ou a compra de matéria-prima para produção, por exemplo.
Receitas Operacionais: são decorrentes das operações normais da empresa. ... 2) Outras Receitas Operacionais e Não Operacionais: normalmente, as receitas de uma empresa decorrem da venda de bens e mercadorias e da prestação de serviços.
As receitas e despesas ditas “não operacionais” são aquelas decorrentes de transações não incluídas nas atividades principais ou acessórias que constituam objeto da empresa. Em geral, tais receitas e despesas se originam da venda de bens do ativo não-circulante (investimentos, imobilizado e intangíveis).
O que são despesas não operacionais? As despesas não operacionais são aquelas que não se associam ao funcionamento ou a atividade principal da empresa. Ou seja, não estão ligadas ao que o negócio oferece aos seus clientes e nem as atividades acessórias da companhia.
O Resultado Operacional Líquido antes da contribuição social sobre lucro líquido e do imposto de renda é, em linhas gerais, igual a receita de vendas brutas menos o custo das mercadorias vendidas, das despesas gerais e administrativas e das despesas financeiras.
As despesas operacionais estão divididas em dois tipos: Fixas: aquelas que estarão presentes todos os meses com o mesmo valor. Variáveis: previstas para momentos específicos e o valor pode ser diferente em cada período. Elas também podem ser subdivididas em despesas administrativas, comerciais e específicas.
Custos e despesas variáveis ou extraordinárias, são os gastos que fogem da previsibilidade dos gestores, ocorrendo justamente por conta de imprevistos ou outros problemas....Custos e despesas fixas X custos e despesas variáveis
Despesas são todos os gastos relativos à administração da empresa, ou seja, que não estão relacionados com a produção. Entram nessa lista aluguel, salário do pessoal administrativo, marketing, material de escritório, material de limpeza etc.
São considerados custos e despesas operacionais todos os gastos realizados com o objetivo final de gerar receitas e diretamente relacionados com a natureza específica dos negócios de uma companhia.
De forma resumida, pode-se definir os custos como aqueles relacionados às atividades-fim do negócio, como a matéria-prima. As despesas, por sua vez, referem-se aos gastos que não possuem relação direta com o produto final, como as despesas administrativas.
Sobre gastos, o dicionário Aurélio nos apresenta a seguinte definição: é aquilo que se gastou ou consumiu: despesa, dispêndio. ... Já os custos, ele define como aquilo que deve ser gasto seja em dinheiro, tempo ou esforço.
Podemos dizer que: a) receita é a renda que a empresa obtém pelas vendas de mercadorias e produtos, pela prestação de serviços etc. ... b) custo é o gasto relativo à aquisição ou produção de um bem de venda ou de uso ou, ainda, o gasto diretamente relacionado com a prestação de determinado serviço.
Despesa, para a Contabilidade, é o gasto necessário para a obtenção de receita. As Despesas são gastos que não se identificam com o processo de transformação ou produção dos bens e produtos. As despesas estão relacionadas aos valores gastos com a estrutura administrativa e comercial da empresa.
A receita de empresa é todo o dinheiro recebido vindo das atividades da organização. Isso quer dizer que a receita é tudo o que a companhia ganha com venda de serviços, produtos, aplicações financeiras, etc.