hum hum. Designativa de dúvida, de hesitação, de impaciência.
Isto nada mais é do que uma pequena calcificação no músculo papilar, que prende a válvula cardíaca no músculo, dando sustentação a ela (ilustração abaixo). É um achado ultrassonográfico que foi descrito inicialmente na década de 80 e pode ser chamado também de “foco ecogênico” ou “hiperrefringência do músculo papilar.
Não se confunda: para interjeição, use “hum”; para numeral cardinal, use “um”. Aprenda a decidir sobre a grafia dos números nas situações cotidianas.
Sua justificação está no fato de ser facilmente falsificado um cheque em que apenas esteja escrito mil reais. Apesar da palavra hum ser uma interjeição, a introdução do h na palavra um na escrita de cheques procura evitar a transformação da palavra um na palavra cem.
Para dificultar a adulteração de cheques, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) orienta: "Hum mil é sempre melhor do que Mil. Se o valor do cheque for de R$ 1.
Um mil e mil são exemplos recorrentes de dúvidas, contudo devemos usar somente a forma “mil”.
Obrigada. Em relação a 1100, escreve-se mil e cem; mas quanto a 1101 já é mil cento e um.
REDUÇÃO PARA R$ 1.
Sem delongas, a grafia correta por extenso é setecentos com C. Ok? O mesmo vale para os demais numerais: 600: seiscentos.
Por extenso? Seiscentos e oitenta reais.