Mas, para garantir que elas fiquem sempre bonitas e saudáveis, é preciso dedicar tempo para alguns cuidados....Prestar a atenção na quantidade de água e no tipo de vaso ajuda a manter as folhas lindas
Algumas informações para entender como cuidar de samambaia:
A estação do verão torna-se muito áspera porque o calor faz com que as samambaias sequem muito rapidamente. Se o calor ficar fora de controle e a rega contínua também não funcionar, então provavelmente você deve trazê-las para dentro de casa. À noite você pode colocá-las de volta em seu lugar.
A primeira, e uma das mais importantes causas de folhas queimadas é a salinidade. E ela pode vir de várias formas diferentes como veremos a seguir. O sal, tanto no ar, como no substrato ou na água, prejudica o equilíbrio osmótico da planta e a difusão da seiva.
Corte as pontas das folhas para dar forma à samambaia. Apare as pontas das folhas até atingir a forma desejada se não gostar da aparência da sua samambaia. Use uma tesoura afiada para aparar a planta. É aconselhável aparar as pontas da planta apenas depois de remover as folhas amarelas e mortas.
Com uma tesoura de poda, apare todas as folhas mortas de sua planta de modo cuidadoso. Caso não tenha a tesoura específica, use uma tesoura normal, sem ponta, ou um alicate. Tome cuidado com os brotos. Mesmo que eles tenham um aspecto estranho, possuem grande potencial de crescimento.
Corte as pontas das folhas para dar forma à samambaia. Use uma tesoura afiada para aparar a planta. É aconselhável aparar as pontas da planta apenas depois de remover as folhas amarelas e mortas. Lembre-se de que as pontas das folhas podem ficar amarronzadas quando forem cortadas.
A samambaia exige muito cálcio, então faça ou compre um adubo orgânico com esse elemento em destaque, que pode ser a partir de farinha de ossos, cascas de ovos ou torta de mamona.
MODO DE USAR: Aplicar na terra em vaso com samambaias na dosagem de 8g para 2 litros de terra. Para outras formas de utilização ver a embalagem. PRECAUÇÕES : Manter o produto longe do alcance de crianças e animais domésticos . Espalhar bem o produto na superfície do vaso.
Casca de ovo Rica em cálcio, a casca do ovo pode ajudar muito no crescimento das plantas. Para usar como adubo, basta triturar as cascas – no liquidificador ou com um pilão – e quando elas estiverem como uma farofa, polvilhe sobre o substrato. "O cálcio vai sendo absorvido conforme a planta for regada", explica Gabi.
- Deixe as cascas de ovo de molho e limpe bem qualquer resíduo; - Coloque as cascas no forno baixo por 15 minutos; - Depois de esfriar, amasse e coloque no liquidificador; - Triture as cascas no liquidificador.
Casca do ovo É outro adubo natural que fornece inúmeros benefícios às plantas, pois é rica em cálcio e potássio. “Para fazer o adubo você deve lavar e triturar as cascas de ovo com a ajuda de um pilão. Após formar uma espécie de 'farofa', aplique na terra em volta da planta.
Para usar é bem simples. Uma colherinha de café nos vasos pequenos e duas ou três em vasos maiores. Faça isto uma vez a cada 40 dias. Se você diminuir a dose para meia colherinha, poderá aplicar nas plantas a cada 20 dias.
Adicionar casca de ovo como adubo Esse nutriente, encontrado na farinha de osso, no húmus de minhoca e na casca dos ovos, ajuda a deixar folhas e caules mais duros e resistentes ao vento. Se suas suculentas parecem meio “caidinhas”, experimente triturar a casca dos ovos no liquidificador e jogar esse pó na terra.
A casca de ovo é muito rica em cálcio, potássio e magnésio que são minerais essenciais para as plantas. ... Caso você queira apenas um substrato mineral para suas plantas, as cascas de ovos trituradas são uma ótima opção. Veja 7 substratos especiais para suculentas.
O melhor de tudo é que, depois que as sementes germinarem e crescerem um pouco, você pode transplantar a muda para um vaso maior com a casca de ovo e tudo - é só dar uma esmagadinha na casca e plantar sua muda junto com os pedacinhos da sua sementeira.
1 - Como a grande maioria dessas espécies são de origem desértica, é necessário cultivá-las num solo bem leve, poroso e drenável. ... Uma dica valiosa é bater cascas de ovo no liquidificador e jogar por cima da terra. Húmus de minhoca também é um excelente fornecedor de cálcio para essas espécies.
Não há outras contraindicações, já que a maior parte das espécies se dá bem com a adubação com casca de ovo, embora algumas, como Azaleia e Orquídeas, não apresentem muita evolução com o uso dessa alternativa.
Como sabem, as borboletas adoram depositar milhares de ovos nas folhas das hortaliças. ... Mas, esta ideia de colocar cascas de ovos em estacas irá afastar as borboletas das suas plantações e evitar que as mesmas depositem por ali os seus ovos.
De 3 a 6 meses