Origem do nome O programa deve o seu nome ao filósofo holandês Erasmo de Roterdão (em neerlandês, Erasmus), conhecido como oponente do dogmatismo, que viveu e trabalhou em vários locais da Europa para expandir o seu conhecimento e ganhar novos conhecimentos, e que deixou a sua fortuna à Universidade de Basileia.
Trata-se de um tratado visando a educação das crianças nobres, revelador de mudanças que estavam ocorrendo. Segundo o autor, Erasmo contribuiu para as transformações do conceito de civilidade com o qual diferentes sociedades procuram se expressar, buscando criar uma identidade civilizada.
A infância e a educação são um dos temas que foram tratados na obra de Roterdã, e sua obra a "Civilidade Pueril" é uma das mais conhecidas nesse sentido, pois aborda a questão das regras comportamentais dos indivíduos, principalmente a importância do aprendizado da boa conduta desde os primeiros anos de idade.
Resposta: Erasmo Rottedam fez várias críticas a igreja católica afirmando que a fé se revela de modo simples,por meio da Bíblia, e, dessa maneira a religião deveria ser acessível a todos independentemente de sua condição social ou econômica.
Nesta breve obra, Erasmo esquematiza as perspectivas da vida cristã normal, uma tarefa que se lhe tornaria constante na sua vida. O principal mal dos seus dias, diz ele, é o formalismo, um respeito por tradições sem consideração pelo verdadeiro ensinamento de Cristo.
A mais típica cultura humanista se desenvolveu nas cidades do norte da Itália, mas o mesmo espírito irradiou-se por toda a Europa. Entre os não-italianos, Erasmo foi o representante mais influente desssa corrente de pensamento. ... Erasmo se inseria no panorama cultural como um símbolo da nova era.
Valorização do racionalismo e do método científico; Descentralização do conhecimento, onde a igreja perde o monopólio; Valorização do ser humano; Desenvolvimento da imprensa.
Conforme Rotterdam, a loucura forma as cidades, os governos, a religião e a própria vida, consistindo em uma espécie de divertimento da mesma(1). Em Elogio da Loucura, o intelectual ridiculariza não apenas os sacerdotes e os poderosos da Igreja, mas toda a organização de seu tempo.
Neste libelo do teólogo Erasmo de Rotterdam (1469?-1536), quem fala é a Loucura. ... Nas entrelinhas de Elogio da Loucura, o humanista Erasmo critica todos os racionalistas e escolásticos ortodoxos que punham o homem ao serviço da razão (e não o contrário) e estende um véu de compaixão por sobre a natureza humana.
Resposta. Resposta A: A prática adotada pela Igreja católica é o comércio e a sintonia das relíquias.
O Humanismo foi uma corrente de pensamento que tinha como principais características o antropocentrismo, a racionalidade e o cientificismo. Este movimento cultural e filosófico, desenvolvido entre os séculos XIV e XVI na Europa, firmou a base do Renascimento e marcou a transição entre a Idade Média e a Moderna.