Construtivismo é a perspectiva segundo a qual o modo pelo qual o mundo material forma a, e é formado pela, ação e interação humana depende de interpretações normativas e epistêmicas dinâmicas do mundo material.
Em contrapartida, a matriz teórica construtivista considera os gêneros como efeitos das relações sociais historicamente determinadas. Ser homem ou ser mulher (que é questão de gênero) não é definido pelos órgãos genitais correspondentes, e sim, arbitrariamente, pela sociedade em um dado momento histórico.
No começo, o nome construtivismo se aplicava só à teoria de Emilia. Com o tempo, passaram a ser chamadas de construtivistas as novas propostas pedagógicas inspiradas em sua teoria, a própria teoria de Piaget e ate mesmo pedagogias anteriores, porem compatíveis, como a do educador soviético Lev Vvgotsky (1896-1934).
O aprendizado pela prática Como a experiência é um ponto muito importante para o construtivismo, os alunos devem ser incentivados a ler e a escrever com bastante frequência — mesmo aquilo que eles provavelmente não saberão escrever.
O construtivismo como método de ensino entende que o aluno deve ter centralidade no processo de aprendizagem. ... Desta forma, os alunos são impulsionados a interagir uns com os outros e são incentivados a terem as suas próprias experiências. As avaliações, de maneira geral, são diagnósticas.
Construtivismo é uma teoria sobre a origem do conhecimento que considera que a criança passa por estágios para adquirir e construir o conhecimento. Tem como objeto de estudo da alfabetização a língua escrita (Nunes, 1990).
O construcionismo é a abordagem pela qual o aprendiz constrói, por intermédio do computador, o seu próprio conhecimento. O computador passa a ser apenas um suporte, em que o aluno aprende com o computador por meio da exploração, interação, investigação e descoberta, e o professor é o mediador.
O Instrucionismo, portanto, é uma corrente pedagógica que se apoia no behaviorismo, atuando no meio digital. ... O Construcionismo, portanto, é uma corrente pedagógica que se baseia nos princípios construtivistas, onde o aluno passa por um processo maior de envolvimento com o meio para compreendê-lo.
O conectivismo e a construção do conhecimento O conectivismo lida com a aprendizagem em vários níveis: biológico, neural, conceitual e social. A aprendizagem também ocorre pela interação em rede, com a criação de novas conexões e a capacidade de manobrar através dos padrões existentes.
Suas bases se pautam na epistemologia genética. teoria essa proposta por Piaget. Este propos uma concepção construtiva da formação cognitiva dos individuos, que se da desde o nascimento e é desenvolvida ao longo de toda a infância. Diante disso quais são os pressupostos que balizam o construtivismo na escola?
O Construtivismo afirma que o conhecimento é resultado da construção pessoal do aluno; o professor é um importante mediador do processo ensino-aprendizagem. A aprendizagem não pode ser entendida como resultado do desenvolvimento do aluno, mas sim como o próprio desenvolvimento do aluno (Fossile, 2010).