Como Cuidar Não é necessário muito cuidado com o frio nem quantidades muito grandes de água para essa planta se desenvolver bem, porém isso não é motivo para deixá-la esturricada, umedeça o solo sempre que estiver seco, mas sem exageros, geralmente regas em dias intercalados são suficiente.
Para recuperar a planta mantenha a meia sombra, se necessário faça um transplante para outro vaso maior, não mexa muito nas raízes, pode podar uns 20% e acomodar o torrão noutro vaso com substrato neutro, sem adubo, não adube agora, só depois que iniciar nova brotação.
Saiba como recuperar uma planta seca
Mudanças no aspecto das folhas costumam indicar que a planta está doente. O amarelamento surge quando há pouca clorofila nas folhas e, por isso, a planta não consegue transformar alimento em energia. Essa deficiência pode ser causada por uma série de motivos, descubra a seguir as 5 possíveis causas para essa alteração.
6 formas de reanimar uma planta que está morrendo
5 sintomas de que suas plantas estão morrendo
As flores morrem por que espécie, por que vida, por que existência. Vivem seus verdes instantes, florescem seus melhores dias, encantam enquanto possuem viço, aroma e cor, mas depois vão sendo esquecidas como uma folha qualquer. No sopro do vento ou do tempo, seu resto se vai.
Quando o solo está seco, sua resistência é alta e quando ele está molhado, sua resistência é baixa.
Plantas que Gostam de Umidade e de Sol Plantas que apreciam locais ensolarados, mas de umidade acentuada no solo são bem interessantes e podem ser incluídas em projetos de ajardinamentos, como a estrelitzia (Strelitzia reginae) , o copo-de-leite (Zantedeschia) e a cavalinha (Equisetum hyemale).
Para aumentar a retenção da umidade, regue bem cedo. Essa medida também evita que as plantas contraiam doenças. Regue a terra de modo manual duas ou três vezes por semana. Em média, o solo precisa de 2,5 cm a 5 cm de água por semana.
Pulverize água regularmente Muitas plantas gostam de umidade. Não apenas nas raízes, mas também nas folhas. A melhor opção é fazer isso com um pulverizador à distância, garantindo que todas as folhas recebam um pouco de água. Esta dica não se aplica à plantas suculentas.
Nesses casos, a melhor solução não é impermeabilizar. Como o solo fica constantemente úmido, a impermeabilização acabará apenas concentrando a água em um único local, mas sem resolver o problema de verdade. A alternativa mais adequada é o Dreno.
Outro fenômeno também colabora para a retenção da água no solo: a capilaridade. Isso ocorre devido ao solo apresentar porosidade em sua estrutura. A capilaridade retêm a água na faixa úmida do solo, em seus poros. Quando o solo seca, os poros esvaziam e camadas finas de água recobrem as partículas sólidas.
Técnicas como adição de matéria orgânica, biocarvão, polímeros sintéticos (hidrogéis), bem como, construção de barragens subterrâneas e reservatórios (Dammer Diker) têm mostrado resultados promissores quanto à retenção de água no solo, embora algumas destas necessitem de estudos mais aprofundados.
RESUMO - A retenção da água no solo representa a capacidade de armazenamento de água que o solo possui, sendo baseada na relação entre a sucção e umidade volumétrica.
A capacidade de retenção de água se define como a propriedade da carne em reter água durante a aplicação de forças, tais como cortes, aquecimento, trituração, prensagem e/ou centrifugação. ... A água que se desprende pode acumular-se nas embalagens tornando-as pouco atrativas para o consumidor.
Resposta:Já nos solos argilosos, existe maior retenção de água no solo devido à presença dos microporos que retém a água contra as forças da gravidade, porém esses solos podem ser facilmente compactados.