O Tratado de Maastricht (Dezembro de1991) foi um acordo internacional que levou à criação da União Europeia. ... O Tratado de Maastricht criou uma cidadania comum europeia, um banco central europeu e a implementação de uma única política estrangeira e de segurança entre os países membros.
O Tratado de Maastricht foi o responsável pela criação da União Europeia em 1992. Assim, o objetivo ao instituir o bloco é atingir o reforço e a convergência das economias e instituir uma União Econômica e Monetária, incluindo, uma moeda única e estável.
O Tratado de Maastricht alterou os tratados europeus anteriores e criou uma União Europeia assente em três pilares: as Comunidades Europeias, a política externa e de segurança comum (PESC) e a cooperação nos domínios da justiça e dos assuntos internos (JAI).
O “Tratado Maastricht” ou o “Tratado da União Europeia” foi um acordo assinado na cidade Maastricht (Holanda) pelos países europeus em 7 de fevereiro 1992.
Tratado de Maastricht
O Tratado de Maastricht foi assinado em 1992 e deu origem ao que hoje é a União Européia. ... Este representou um marco na união da Europa fixando a integração econômica e conseqüente unificação política. O novo bloco que se formou no continente substituiu a anterior Comunidade Européia por um grupo chamado União Européia.
O Tratado de Maastricht ou Tratado da União Europeia representa um avanço no processo de integração no âmbito político e social, com a implementação de uma cidadania europeia, o alargamento das competências da CE, com uma política externa e de segurança comuns, e cooperação no âmbito da justiça e dos assuntos internos.
O Tratado de Maastricht, ou da União Européia, traz a aplicação do direito comunitário e do direito internacional público, sendo o primeiro caracterizado pela união econômica e monetária, no qual se previa a implantação da moeda única já com a denominação de “Euro”, bem como os mecanismos a ela inerentes.
Em 1992, o Tratado de Maastricht criou a cidadania comunitária para os nacionais dos países membros, outorgando-lhes direitos políticos em âmbito comunitário (UNIÃO EUROPEIA, 2002). ... Essa nova geografia do poder impôs à União Europeia responsabilidades comuns em matéria de imigração.
A UE tem as suas origens na Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) e na Comunidade Económica Europeia (CEE), formadas por seis países em 1957. ... O Tratado de Maastricht instituiu a União Europeia com o nome atual em 1993.
Os objetivos da União Europeia são: promover a paz, os seus valores e o bem-estar dos seus cidadãos. garantir a liberdade, a segurança e a justiça, sem fronteiras internas.
Tratado de Maastricht Em 1992, os dirigentes europeus assinam o Tratado da União Europeia em Maastricht, nos Países Baixos.
O objetivo era viabilizar a União Econômica e Monetária. O Banco Central europeu foi criado nessa ocasião (mas só foi fundado em 1998, com sede em Frankfurt, na Alemanha), com objetivo de determinar a taxa de juros. ... O Banco Central Europeu, a partir dessa data, passou a determinar a taxa de juros para a euro zona.
1999
1999: Adotaram o euro os seguintes países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos e Portugal. 2001: Adoção da Grécia.
Países da UE não pertencentes à zona euro
O euro é uma moeda utilizada apenas pelos países europeus que pertencem à União Europeia, isso foi criado para facilitar as transições entre o Bloco Econômico (EU). Os países que não aceitaram a moeda temiam que a mesma desvalorizasse, além do receio de perder a autonomia.
Resposta. Fazem parte da zona do euro: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Finlândia, França, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta, Holanda, Portugal, Grécia e Espanha.
Resposta: Os países que fazem parte da EU e não adotaram o euro como moeda são: Bulgária, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Malta, Polônia, República Checa, Reino Unido, Romênia e Suécia, pois temiam que a moeda não tivesse estabilidade e pudesse desvaloriza.
Oito países da UE não adotaram o Euro como moeda oficial: Bulgária, Croácia, Dinamarca, Hungria, Polónia, Roménia, República Checa e Suécia. A Dinamarca é um caso excecional no tratado original de Maastricht.
Resposta: Zona do Euro. Zona do Euro, nomeada oficialmente por Área do Euro, é um termo usado para designar os países que fazem parte da União Europeia e que adotaram o euro como única moeda. ... Posteriormente, em 2007, a Eslovênia também aderiu ao euro. Em 2008 foi a vez do Chipre e Malta também fazerem parte.
Apresente cinco países que fazem parte dela? é o conjunto de países que adota o Euro como moeda, ex: França, Espanha, Portugal, Alemanha, Holanda etc...
Fazem parte da zona do euro: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Finlândia, França, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta, Holanda, Portugal, Grécia e Espanha. Alguns países fazem parte da União Europeia, mas resolveram não adotar a moeda única, a exemplo de Inglaterra, Suécia e Dinamarca.
Resposta: Zona do Euro é uma união monetária vigente dentro da União Européia. Ela compreende a área onde o Euro é a única moeda oficial adotada pela economia desses países. Essa zona foi criada para facilitar negociações e tornar a economia do conjunto de países do bloco do euro mais estável e próspera.
b) A Zona do Euro inclui os países europeus que adotam o Euro como moeda oficial. Dos países da UE que não adotam o Euro podem ser citados: Reino Unido, Dinamarca, Suécia, Polônia, República Tcheca, Hungria, Romênia, Bulgária e Croácia.
Com o tratado, a UE passou a ter uma única política econômica. Assim, em 1999, foi criado o Instituto Monetário Europeu e a aprovação de uma única moeda para países que formariam a Zona do Euro. ... Todos os países membros substituíram suas moedas nacionais por uma moeda única, formando a área do euro.
Resposta. Esses países que não entraram para a zona do Euro (Dinamarca, Reino Unido e Suécia) porque que eles não atingiram o critério vigente determinado pela UE.
As características da União Europeia, em destaque, são: * livre comércio entre os países-membros; * integração política entre os países; * livre circulação de pessoas entre os países-membros (algo que somente a UE faz atualmente);
Os cinco maiores desafios da UE
O Reino Unido, apesar de ter sido um dos fundadores da União Europeia em 1992, optou por não adotar o euro como moeda única mantendo sua própria moeda, a libra esterlina. Como consequência, o país não integra a Zona Euro, mas faz parte do Mecanismo de Taxas de Câmbio (ERM II).