Para descongelar o kefir de água:
Como congelar o Kefir de água Quando congelado, o kefir de água pode ser conservado por até 3 meses. O processo de congelamento é muito simples. Basta colocar os grãos em um saco ou recipiente plástico fechado no freezer. Isso vai retardar o processo de fermentação.
Como congelar kefir de leite para guardar Para congelar kefir de leite, adicione os grãos de kefir (2 a 4 colheres de sopa) e um pouco de leite ao recipiente. Uma quantidade de leite que apenas cubra os grãos é o suficiente; Com uma caneta, anote na própria embalagem a data de congelamento. Está pronto!
Como armazenar iogurte de kefir, quanto tempo dura? Se for guardado na geladeira em temperaturas entre 4ºC e 7ºC ele irá durar cinco a sete dias sem perder qualidade, desde que não ocorra mudanças na temperatura. Mas poderá estar seguro para comer por até 2 semanas na geladeira, mas verifique antes de comer!
Mantenha os Grãos em temperatura ambiente até que descongelem um pouco. Adicione os grãos em vidro esterilizado com 100 ML de água filtrada, deixe por volta de 1 Hora, Coe e descarte a Água.
Kefir talhado Se o seu kefir talhou, antes de jogar fora experimente mudar as quantidades, recomenda-se 1 colher (sopa) de grãos de kefir para cada meio litro de água. Outra dica valiosa é prestar atenção ao tempo de fermentação, em lugares de clima quente elas costuma acontecer mais rápido.
Se apenas alguns grãos estão assim você pode separá-los, lavar o restante e tentar recuperá-los com uma nova fermentação. Caso toda a colônia esteja em outra cor, significa que o kefir morreu.
Adicione os grãos de Kefir – cerca de 2 a 4 colheres (sopa) para cada litro de leite. Cubra com um papel toalha ou um pano estilo voal (gaze ou fralda funcionam bem) e prenda com um elástico e deixe fermentando entre 24 e 48 horas em temperatura ambiente e em local longe de luz. (arrume um lugarzinho no seu armário).
✏?Para cada colher de grãos de kefir uma colher (sopa ) rasa de leite em pó sem ferro .... coloque sobre os grãos e deixe descansar por 15m então acrescente o leite normalmente para fermentar. Faça isso apenas por 2 dias seguidos depois pode repetir de 15 em15 dias.
Lavá-los remove este coalho, expondo-os ao ambiente durante as horas necessárias para que eles consigam reconstruí-lo e a repetição deste processo aumenta as chances de contaminação dos grãos. ... Ao lavar você retira o Kefiran, o gel protetor dos grãos, que é muito saudável.
Resposta: NÃO! com uma grossa camada de leite meio viscoso. Algumas pessoas confundem com algo sujo, estragado, que na realidade não é. Eles formam uma camada protetora dos grãos.
Higienize bem os Grãos em água filtrada ou mineral usando sua Peneira, removendo esses resíduos e volte a adicionar leite fresco e fermentar normalmente.
Posso usar leite gelado? R: Poder até pode, o leite gelado retarda o processo de fermentação, com isso seu kefir fermentará lentamente. Isso é um ponto positivo para quem quer fazer uma fermentação mais longa, de 36 a 48 horas.
É muito simples e exige apenas os grãos de Kefir e leite em temperatura ambiente. O leite pode ser de vaca, cabra e até mesmo "leite de caixinha"(não recomendável). Ferver o leite fresco e deixar esfriar antes de usar.
Em temperaturas de 20°C e 30°C e nas proporções corretas, seu Kefir de Leite fica pronto em até 24h (1 dia) .
Pode utilizar a tampa do próprio recipiente, não tem problema tampar o kefir. A mosquinha da fruta, também chamada de mosquinha da banana (Drosophila melanogaster), é o inseto que mais oferece perigo ao seu cultivo de kefir, por isso evite deixar o recipiente perto de fruteiras.
48 horas
Como fazer Kefir de Leite Pode-se usar qualquer tipo de leite, de vaca, de cabra, ovelha, ou os leites vegetais, de coco, arroz ou amêndoa. Colocar em um recipiente de vidro os grãos de kefir, o leite fresco, pasteurizado ou não, desnatado, semi-desnatado ou integral.
* Quanto menor a temperatura (média de 20°C), mais lento será o processo. Quanto maior a temperatura, (media de 30°C), mais rápido será o processo. * Quanto mais tempo de fermentação, menos açúcares e mais conversão em ácidos, gerando acidez, sensação picante.
A fermentação lática, realizada exclusivamente por ação bacteriana (os lactobacilos), ocorre quando a glicólise tem como carboidratos a glicose ou a galactose, obtidas a partir da quebra de uma molécula de lactose (açúcar presente no leite).
O processo de fermentação se inicia quando as culturas do iogurte convertem parte da lactose em ácido lático, consequentemente, diminui o pH até o ponto em que a caseína torna-se insolúvel e aumenta a viscosidade do leite.
45 ºC
Uma vez que o leite é resfriado a 37ºC, ele está pronto para o processo que, para muitos, define um iogurte: a fermentação. Isso porque essa temperatura é ideal para a proliferação das duas mais importantes bactérias presentes no produto: Lactobacillusdelbrueckii e Streptococcus thermophilus. ... O leite virou iogurte.
O iogurte é um produto lácteo fresco, obtido pela fermentação do leite com cultivos pró-simbióticos de Streptococcus thermophillus e Lactobacillus bulgaricus. O processo de fabricação do iogurte envolve muita tecnologia e ingredientes de qualidade.
Teoricamente basta ferver 1 litro de leite (há quem diga que não precisa ferver, mas eu gosto), deixar esfriar até ficar morno, misturar 1/2 pote de iogurte natural e manter por 8 horas em local abafado.