A configuração deste modelo do Driver TB6600 se dá através das dip-switches. Neste caso, por exemplo, a minha configuração é de 32 micropassos, 1/32, que deve ter as chaves S1 S2 e S3 nas posições OFF/OFF/OFF. E depois, para 2,5 ampères, as dip-switches S4, S5 e S6 devem ficar na posição OFF/ON/ON, respectivamente.
Guia de Aplicação Drive Motor de Passo
Então, não espere velocidade (alta rotação) em motores de passo, eles são lentos se comparados a motores DC comuns (mais de 1000 RPM). Motor de passo é para ter controle e precisão (e torque).
Primeiramente, iremos configurar a tensão de referência do A4988, para isso, será necessário descobrir a corrente máxima atribuída a cada bobina do motor, e aplica-lo ao calculo VREF = IMAX * (8×RS). No caso do motor NEMA 17, o valor máximo será de 1,2 A, resultando em 0,96 V.
VREF = IMAX * (8×RS) Os resistores de detecção de corrente possuem um valor de 0,05Ω, e encontram-se em série no circuito da placa, portanto, o valor de RS será 0,10Ω.
Essas tensões são comparadas com a tensão de referência (V REF) do chip A4988. Essa tensão de referência é ajustada através do trimpot (POT), marcado com uma seta vermelha. Use uma chave de fenda de relojoeiro para ajustar – gire com delicadeza.
O ajuste de corrente é feito através de um potenciômetro (POT). Existe uma fórmula no Datasheet do DRV8825 para se calcular a corrente do driver. O Chip DRV8825 tem um regulador interno de tensão de 3,3V. Essa tensão é aplicada no POT e fazendo o ajuste, pode-se variar a tensão de Referência VREF entre 0 e 3,3V.
Ou seja, Para controlar o motor de passo precisa-se aplicar tensão a cada um a das bobinas em uma sequência específica. Uma das vantagens mais significativas de um dispositivo como o abaixo é a sua capacidade de ser controlado com precisão num sistema de circuito aberto.
Provavelmente é a corrente excessiva. veja no motor a corrente necessária e configure na TB 6600 essa corrente. Cuidado para não estourar o motor.
Como identificar as bobinas? Para identificar as bobinas do motor trifásico devemos testar a continuidade entre os terminais e fazer os pares de cabos. Mas não é só isso, devemos também identificar polaridade das bobinas.
Quando o motor possui quatro terminais que saem dos enrolamentos da máquina ou três terminais, um dos enrolamentos é comum, sendo possível identificá-lo com auxílio de um multímetro, medindo a resistência de dois pontos de enrolamento do motor monofásico.
Como Ajuste de Corrente do Driver para o Motor de 8 fios: LIGAÇAÇÃO UNIPOLAR: (Apenas para Drivers Unipolares) - Utiliza-se a corrente descrita no motor de 08 fios e conecta os fios seguindo a ligação série, onde os 02 pares que sobraram são conectados no 0 ou +VDC da fonte.
Se ele roda ao inverso do comandado, (mandamos rodar em sentido horário mas ele rodou anti-horário), basta inverter uma das bobinas (qualquer uma delas). Se precisar inverter a direção do motor, basta também apenas inverter os dois fios de qualquer uma das fases.