Seja α (α ≠ 90°) um ângulo pertencente a um triângulo retângulo qualquer, as relações trigonométricas são calculadas da seguinte forma:
Altura de um triângulo é um segmento de reta perpendicular a um lado do triângulo ou ao seu prolongamento, traçado pelo vértice oposto. ... No triângulo isósceles, a altura relativa ao ângulo do vértice coincide com a bissetriz e com a mediana daquele mesmo ângulo.
Em um triângulo retângulo, a hipotenusa é o maior lado, o cateto "oposto" é aquele em frente a um determinado ângulo, e um cateto "adjacente" é aquele ao lado de um determinado ângulo. ... A hipotenusa de um triângulo retângulo é sempre o lado oposto ao ângulo reto.
O cateto que não é um dos lados do ângulo é o cateto oposto. O outro é o cateto adjacente. A imagem a seguir mostra um exemplo de um triângulo retângulo com seus elementos. O cateto oposto ao ângulo α é o lado AB, o cateto adjacente é o lado AC e a hipotenusa é o lado BC.
Chamamos de hipotenusa o maior lado do triângulo retângulo, que fica oposto ao ângulo reto, e os demais lados são conhecidos como catetos. O teorema de Pitágoras diz que a soma do quadrado dos catetos é sempre igual ao quadrado da hipotenusa.
Seu cálculo segue através da seguinte fórmula a² = b² + c². “A” é a hipotenusa, “b” e c'” são os catetos oposto e adjacente. Para chegar ao resultado suas potências são elevadas ao quadrado. A teoria é a mesma que dizer que a² = b.b + c.c. Para encontrar essa medida, basta pegar um retângulo e parti-lo em sua diagonal.