O sal pode ser um ótimo remédio caseiro para tosse. Embora pareça relativamente simples, um gargarejo de água e sal pode ajudar a aliviar a tosse por infecção bacteriana, pois funciona como um bactericida. Misturar 1/4 a 1/2 colher de chá de sal em um copo de água morna pode ajudar a aliviar a irritação.
Veja os tratamentos caseiros para tosse indicados por nossos especialistas:
Como tratar a tosse persistente
Melhores chás para tosse. Um ótimo tratamento caseiro para acabar com a tosse com catarro é o chá de canela em pau, cuja ação é potenciada quando usado em conjunto com o cravo-da-índia, limão e mel, ajudando a eliminar as secreções.
Algumas dicas para amenizar o desconforto com tosse noturna
Um bom tratamento caseiro para tosse seca, que é uma das características da tosse alérgica, é tomar um xarope de mel com própolis diariamente, pois ele irá manter a região da garganta devidamente limpa e hidratada, diminuindo assim a incidência da tosse. 1 colher de mel; 3 gotas de extrato de própolis.
Assim, quando a tosse estiver mais controlada, ofereça água na temperatura ambiente, para hidratar as cordas vocais e diluir as secreções, aliviando o sintoma. Outra dica, muito comum entre os responsáveis, é fazer inalação com soro fisiológico, usando um nebulizador, para limpar as vias aéreas.
Outras opções para ajudar a aliviar a tosse do bebê podem ser:
A tosse piora à noite porque, quando a criança deita, a drenagem das secreções das vias respiratórias fica mais difícil. Ela respinga na garganta e causa a tosse. Em bebês, também pode ser provocada pelo refluxo gastroesofágico (quando o alimento volta do estômago para o esôfago).
Quais são os tipos de tosse que devem preocupar?
Xaropes caseiros para tosse
Uma xícara de pipoca estourada com ar quente ou água possui apenas 31 calorias, com um grama de fibra e proteína, 0,5 grama de gordura e 6 gramas de carboidrato. Para um lanche da tarde ou ceia, você pode consumir três ou quatro xícaras com tranquilidade, sem exagerar no valor energético.
Pois é, a pipoca é uma escolha saudável para o lanche da noite e pode melhorar o seu sono por estimular a produção da serotonina, aquele neurotransmissor responsável pela modulação do humor e por uma noite de sono de qualidade.
Se preparada de maneira adequada, ela pode ajudar na dieta. Uma xícara de pipoca simples, sem manteiga ou açúcar adicionados, tem cerca de 30 calorias e pode até ser considerada uma aliada de quem está querendo perder peso. A pipoca contém fibras que dão saciedade e melhoram o funcionamento intestinal.
Não existem estudos que comprovem a eficácia de trocar um jantar ou refeição noturna por uma porção de pipoca para auxiliar no emagrecimento. O ideal é que a dieta seja balanceada em todos os nutrientes a fim de manter uma perda de peso saudável e com real perda de gordura.
Por ser um alimento gorduroso, sugiro que aguarde 10a 15 dias após a realização de cirurgia, para consumir pipoca.