Pegue a fita métrica e meça a cintura. Se você for mulher, com circunferência abdominal acima de 88 cm ou homem com mais de 102 cm, preste atenção. Tradicionalmente, o grau de obesidade é medido pelo Índice de Massa Corpórea, calculado dividindo-se o peso pela altura elevada ao quadrado (IMC = Peso/ altura x altura).
A circunferência abdominal eh realizada nos exames de ultrassom, sendo uma das três medidas para o cálculo do peso fetal. As outras duas medidas são a circunferência craniana e o fêmur.
Os pontos de reparo intra-abdominais incluíram a porção umbilical da veia porta esquerda e o estômago fetal. Foi obtido o diâmetro transverso do abdome (D1) e o diâmetro ântero-posterior (D2), e então convertido em elipse utilizando a fórmula do cálculo do perímetro de um círculo: CA=(D1+D2)×1,57.
Como medir a circunferência abdominal? A circunferência abdominal diz respeito ao acúmulo de gordura presente na área do abdômen. O tipo de gordura que se localiza nessa região do corpo é considerada a pior de todas, por ser um fator de risco para diversas doenças e também a mais difícil de perder.
As melhores estratégias para afinar a cintura são fazer exercícios moderados ou intensos, comer bem e recorrer a tratamentos estéticos, como radiofrequência, lipocavitação ou eletrolipólise, por exemplo. A gordura localizada na cintura é o resultado do consumo de mais calorias do que se gasta por dia.
Carboidratos consumidos em excesso podem aumentar o peso e a gordura corporal, além de estarem relacionados a hiperglicemia e elevação de doenças crônicas não transmissíveis.
Os médicos aconselham a tomar cuidado com excesso de gordura devido a possibilidade de causar desequilíbrio que no organismos pode esta associado a falta de circulação pois abstrai os vasos, e pode causar muitos transtornos.
Entretanto, especialistas alertam: embora seja uma fonte de energia para atividades físicas, macarrão em excesso pode causar diabetes, aumento de colesterol e triglicérides e, claro, engordar. No Brasil, os três pratos favoritos escolhidos pela população foram lasanha, arroz e massa, de acordo com o estudo.
Olá! Comer macarrão cru faz mal sim, o que ocorre é que o macarrão é produzido para ser cozido e só depois do cozimento deve ser ingerido, ao comer ele cru seu corpo não irá digerir os carboidratos do macarrão, e esse nem é o maior dos problemas.
A massa, como o macarrão, é um alimento versátil, gostoso e que, ao contrário do que muitos pensam, não é um vilão das dietas. Pelo contrário, é um grande aliado de quem quer ganhar massa muscular e/ou melhorar o desempenho físico.
Alimentação para ganhar massa muscular: conheça 10 alimentos para compor sua dieta!
10 alimentos para ganhar massa muscular ricos em carboidratos
As 5 Frutas que ajudam no ganho de massa magra
Boas opções são: suco de melancia ou laranja (que também vão ajudar a repor os líquidos perdidos), uva-passa, banana ou manga. As frutas também podem ser combinadas com um lanche mais reforçado e rico em carboidratos, que inclua pães ou massas. Uma dica bacana é variar, para não ficar enjoado da mesma fruta.
No pós-treino. Uma das melhores frutas para quem treina. A melancia é composta por 90% de água, rica em vitaminas A, C e B6 que fornece energia para o corpo, além de ter propriedades como, zinco, ferro, cálcio, potássio e magnésio. No pós-treino, a melancia ajuda na completa hidratação, como um isotônico natural.