em que, Qm é a vazão de pico (m3;s), Q24 é a vazão média das máximas consecutivas em 24 horas, durante o período e A é a área da bacia (km").
O ciclo hidrológico é um fenômeno global de circulação da água em suas 3 fases: gasosa (vapor), líquida (chuva e escoamento) e sólida (gelo e neve). É um sistema fechado apenas em nível global.
O ciclo da água ocorre por meio dos processos de evaporação, precipitação, infiltração e escoamento. A água é um bem comum a todas as pessoas, além de ser indispensável a todas as formas de vida que estão dispersas ao decorrer da extensão da crosta terrestre.
Os principais componentes do ciclo hidrológico são a evaporação, a precipitação, a transpiração das plantas e a percolação, infiltração e a drenagem. Anualmente, aproximadamente 47 mil km3 retornam aos oceanos, a partir dos rios, represas, lagos e águas subterrâneas.
Interceptação é climatologicamente, definida como sendo a capacidade que a vegetação ou outro tipo de obstáculo possuem de reter a chuva nas suas copas.
Portanto é na evaporação e evapotranspiração que a água se mistura com o ar.
A água utilizada pelo homem nem sempre é desenvolvida em condições adequadas, além de interferir em seu ciclo, principalmente em grandes cidades em que o desmatamento e a impermeabilização desordenada do solo, apara construir ruas e habitações.
bacia do Rio Amazonas
Qual é a maior bacia hidrográfica em extensão do Brasil? e) Bacia Amazônica. Com cerca de sete milhões de quilômetros quadrados, 3.
A bacia amazônica. As bacias hidrográficas do Brasil são extensas e formadas por rios caudalosos e importantes para suas respectivas regiões, fazendo com que o país possua a maior reserva de água doce/potável do planeta.
Os rios Juruena, Arinos e o Xingu, banham o norte do Estado de Mato Grosso vindos da Bacia Amazônica. Os rios que formam a Bacia Hidrográfica do Paraná são o rios Paraná e o Parnaíba. ... As regiões de planície do Pantanal são drenadas pelo rio Paraguai, que tem a maior bacia Hidrográfica da Região Centro-Oeste.
As três bacias hidrográficas são: a Amazônica, no Mato Grosso, com destaque para o rio Xingu; a Tocantins-Araguaia, dominada pelos dois rios citados; e a bacia Platina, com a presença dos rios Paraguai e Paraná.
O Centro-Oeste é a região menos populosa, pois sua atividade tradicional – a pecuária extensiva - não exige muita mão-de-obra, e a recente introdução da lavoura comercial, intensamente mecanizada, também não gerou muitos empregos.