A bile é uma secreção produzida pelo fígado e armazenada na vesícula biliar. ... Após ingestão de alimentos, principalmente gordurosos, a vesícula se contrai para jogar a bile no intestino e facilitar a digestão das gorduras.
A vesícula biliar é um órgão cuja função é armazenar a bile, produzida pelo fígado para a digestão de gorduras no intestino. A vesícula biliar é um órgão em forma de saco, parecido com uma pera, localizada abaixo do lobo direito do fígado.
A bile, bílis ou suco biliar é um fluído líquido produzido pelo fígado e atua como auxiliar na digestão dos alimentos. Com consistência líquida e viscosa, possui sabor amargo e coloração amarelo-esverdeada.
O suco entérico é uma secreção composta por várias enzimas produzidas pelas células da mucosa intestinal. Entre essas enzimas, podemos citar a carboxipeptidase, aminopeptidase, dipeptidase, maltase, sacarase e lactase. A função principal do suco entérico é finalizar a digestão de proteínas e glicídios.
O suco gástrico, produzido no estômago pelas glândulas gástricas, é um líquido claro que atua sobre as proteínas, transformando-as em pequenos polipeptídios, para que depois, no intestino delgado, esses polipeptídios sejam transformados em aminoácidos e sejam absorvidos.
O suco intestinal ou entérico é uma secreção da mucosa do intestino delgado que ajuda na digestão dos alimentos no intestino. Nele existem muitas enzimas. Elas são: aCarboxipeptidase, Aminopeptidase, Dipeptidase, Maltase, Sacarase, Lactase, Lipase.