Por meio dos raios do sol, todos os dias o planeta consegue receber uma grande quantidade de energia, que pode ser aproveitada em equipamentos específicos, como os chamados painéis fotovoltaicos. ... Depois de captada, a energia pode ser utilizada dentro das residências para produzir mais eletricidade.
Cotidianamente utilizamos esse tipo de energia para quase tudo o que fazemos. ... A geração desse tipo de energia para abastecer cidades ocorre de inúmeras formas, como por hidroelétricas, usinas eólicas, termoelétricas, usinas solares, usinas nucleares etc.
Métodos de geração de energia residencial são: - Instalação de placas solares. (Envolve um custo alto, que vale a pena em cidades predominantemente tropicais.) - (Método Raro) Instalação de pequenos "cataventos" nas casas para geração de energia eólica.
Em uma casa pode-se então ter:
Energia eólica é a energia proveniente da força dos ventos. ... Com a voltagem equilibrada, a energia elétrica segue seu caminho pela rede de distribuição e os fios instalados nos postes levam a energia até as residências. É dessa forma que a Echoenergia implementa e opera projetos eólicos no país.
A energia eólica é gerada com a movimentação de grandes turbinas conhecidas por aerogeradores, em formato de cata-vento ou de moinhos.
Na turbina eólica, o vento movimenta as pás e faz girar o rotor, que transmite a rotação ao gerador, que, por sua vez, converte essa energia mecânica em energia elétrica. Veja o infográfico abaixo e entenda o funcionamento do aerogerador: Pás: captam o vento, convertendo sua potência ao centro do rotor.
A energia mais barata é a energia eólica , A mais cara é a energia nuclear!!