N/A: O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA Pontos: 0,0 / 1,0 São propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais no que tange ao ensino de leitura e escrita: I- As aulas de língua portuguesa devem considerar que linguagem é, na verdade, uma atividade que lida com múltiplos discursos.
Os objetivos do processo educativo, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), compreendem as capacidades cognitiva, física, afetiva, de relação interpessoal, inserção social, ética e estética.
De acordo com Brasil (1997), para tornar os alunos leitores — para desenvolver, muito mais do que a capacidade de ler, o gosto e o compromisso com a leitura, a escola terá de mobilizá-los internamente, pois aprender a ler requer esforço.
Para o Ensino Fundamental, a BNCC está estruturada de uma forma mais conhecida, apresentando componentes curriculares divididos em cinco áreas de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso. ... A BNCC para o Ensino Médio provavelmente seguirá essa mesma estrutura.
A BNCC na Educação Infantil diz que a criança tem o direito de expressar, como sujeito criativo, dialógico e sensível, suas emoções, necessidades, dúvidas, sentimentos, descobertas, hipóteses, questionamentos e opiniões — novamente, por meio de diferentes linguagens.