O significado da palavra ética vem do Grego ethos, referente ao modo de ser do indivíduo, ou ao caráter do ser humano. Na Grécia Antiga, período que coincide com o século IV a.C., os filósofos gregos foram os primeiros a pensar o conceito de ética, associando a tal palavra a idéia de moral e cidadania.
A origem da palavra ética vem do grego ethos, que quer dizer o modo de ser, o caráter. Os romanos traduziram o ethos grego, para o latim mos (ou no plural mores), que quer dizer costume, de onde vem a palavra moral.
Ética é uma palavra de origem grega, com duas origens possíveis. A primeira é a palavra grega éthos, com e curto, que pode ser traduzida por costume, a segunda também se escreve éthos, porém com e longo, que significa propriedade do caráter.
A reflexão ética do mundo ocidental se iniciou na Grécia antiga, no século 5 a.C., quando as interpretações mitológicas do mundo e da realidade foram sendo desacreditadas e substituídas por teorias que privilegiavam as explicações naturais.
Ética vem do grego “ethos” que significa modo de ser; “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, outrossim, o bem-estar social”, ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.
Ligado à filosofia, o conceito de ética surge na Grécia Antiga durante o século V a.C. Em um contexto de intensa reflexão a respeito das regras de convívio social, os pensadores gregos buscavam entender o funcionamento do regime de comportamento humano.
Aristóteles
Sócrates, "o primeiro nome importante na filosofia ética antiga."
8 FUNDAMENTOS DA ÉTICA Ética Grega (Aristóteles/Platão/Sócrates) Aristóteles Critica os excessos : ser autoconfiante demais gera conflitos com outros além de ser prejudicial ao próprio caráter / mas a inibição também. Assim defende o equilíbrio “ o justo meio “ / onde os extremos é o vício.
Resposta. Explicação: Ele acreditava que os erros são consequência da ignorância humana.
1 - Quais eram as características presentes nas teorias éticas da antiguidade grega? * Paganismo baseado nos mitos: O Bem Agir deve ser guiado pelos Deuses.. Racionalismo ético: O Bem Agir deve ser guiado pela razão. Misticismo ético: O Bem Agir deve ser guiado pelos deuses dos oráculos.
A reflexão da ética grega compreende a um conjunto de valores e costumes que moldam o caráter humano. Os valores obtidos pelos seres humanos são adquiridos por meio da educação e experiências. Quando se tem uma boa educação, o ser humano tende a ser justo e agir com ética dentro da sociedade.
Dissociando o homem da sociedade, os estoicos pensavam na ética como um autocontrole individual com aceitação em relação ao que acontece e com a noção de amor ao destino. Tudo faria parte dos planos de uma razão universal. A consequência do agir, segundo esses princípios, seria a imperturbabilidade da alma.
A preocupação com os problemas éticos teve início de forma mais sistematizada na época de Sócrates, filósofo também conhecido como “o pai da moral”. II. Os sofistas afirmavam que não existem normas e verdades universalmente válidas. Tinham, portanto, uma concepção ética relativista.
Por virtudes dianoéticas entendem-se as capacidades de conhecimento possíveis à alma racional. Seriam as virtudes do pensamento, da racionalização, ao passo que as virtudes éticas seriam as virtudes referentes ao caráter do homem, à moral.
Note-se que, nos dois autores, estão presentes as três: a intelectivo-racional, que corresponde especificamente à alma humana, a sensitiva, que corresponde aos animais, e a nutritiva, aos vegetais.
Sendo assim, Aristóteles define as virtudes como coragem e temperança, pois esta se refere como um meio termo em relação aos prazeres e aquela é um meio termo em analogia ao medo e temor. Neste livro IV, são descritas certas virtudes éticas, definidas como liberalidade, que o homem deve possuir em relação ao dinheiro.
Bons hábitos formam virtudes, e maus hábitos formam vícios. O homem virtuoso é aquele que tem em si a inclinação para agir de acordo com a virtude. Uma ideia importante relativa à ética aristotélica é a virtude como meio-termo, o “meio-termo” de ouro de Aristóteles. A virtude é um meio-termo entre dois vícios.
A ética (do grego ethos, "costume", "hábito" ou "caráter") para Aristóteles está diretamente relacionada com a ideia de virtude (areté) e da felicidade (eudaimonia). Para o filósofo, tudo tende para o bem e a felicidade é a finalidade da vida humana. ... A felicidade é a prática de uma vida virtuosa.
conhecimento acessado pelo pensamento é o que rege a voluntariedade da ação, e que o homem, ao conhecer o que é correto, não age de modo contrário ao seu saber. De maneira distinta defendeu Aristóteles ao vincular a relação entre o saber ético e a prática humana a uma única virtude, a Phrónêsis.
phrónesis), na ética aristotélica (ver, por exemplo, o Livro IV da Ética a Nicómaco), distingue-se de outras palavras com que se designa a sabedoria por ser a virtude do pensamento prático, sendo traduzida habitualmente como sabedoria prática. ...
Ética das virtudes (ou ética aretaica /ˌærəˈteɪ. ɪk/, do grego ἀρετή (arete, virtude) são teorias éticas normativas que enfatizam virtudes da mente, caráter e senso de honestidade.
As virtudes são a nossa essência como seres humanos. ... Alguns exemplos de virtudes do homem são a coragem, integridade, determinação, disciplina, honestidade, respeito, justiça, lealdade, tolerância, paciência, otimismo, bondade, perdão, alegria, gratidão, humildade, empatia, compaixão, amizade entre outras.
Eles incluem: responsabilidade intelectual, perseverança, mente aberta, empatia, integridade, coragem intelectual, confiança na razão, amor à verdade, humildade intelectual, imaginação, curiosidade, imparcialidade e autonomia. ...
As virtudes intelectuais são aquelas que estão mais relacionadas à atividade de contemplação do filósofo. As virtudes morais, em contrapartida, são aquelas que se referem ao hábito e que estão mais relacionadas à atividade prática.
As virtudes se configuram em hábitos capazes de levar alguém à excelência, ao que há de melhor na condição humana. Dentre as virtudes que se destacam estão: justiça, persistência, otimismo, humildade, bondade, compaixão, empatia, perdão, honestidade, disciplina e coragem.