Os regimes totalitários são muitas vezes caracterizados por extensa repressão política, ausência de democracia, culto de personalidade generalizado, controlo absoluto da economia, censura, vigilância em massa e uso recorrente de terrorismo de Estado.
O totalitarismo foi um regime político baseado no controle total da vida, no nacionalismo e no forte militarismo, tendo ocorrido em alguns países da Europa, no século XX. O totalitarismo foi um regime político que surgiu e desapareceu em países europeus no século XX.
Os regimes totalitários destacados foram: nazismo, fascismo e stalinismo. O totalitarismo é um sistema político caracterizado pelo domínio absoluto de uma pessoa ou partido político sobre uma nação.
Os regimes totalitários tomaram a Europa após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). O objetivo era uma “vida nova”, após a população perder a esperança nos governos vigentes. A crise do capitalismo e do liberalismo, que se espalhavam como conceito à época, era o que regimes totalitários esperavam para ascender.
Resposta. O regime totalitário foi o Nazi-fascismo, onde Hittler era ditador nazista da Alemanha e Mussolini ditador fascista da Itália. A crise de 1929, também chamada de a grande depressão, foi uma crise que ocorreu após a 1° guerra mundial.
O revanchismo, a miséria social causada pela Crise de 1929 e as disputas ideológicas são exemplos de fatores que contribuíram para a ascensão dos regimes totalitários na Europa.
Entenda o contexto em que surgiram os regimes totalitários de direita. ... O período entre guerras (de 1914 a 1918 e de 1939 a 1945) viu o surgimento dos regimes totalitários de extrema direita no mundo, como o de Benito Mussolini na Itália e o de Adolf Hitler na Alemanha.
Etimologia. A ideia de totalitarismo como poder político “total” através do estado foi formulada em 1923 por Giovanni Amendola que criticou o fascismo italiano como um sistema fundamentalmente diferente das ditaduras convencionais. ... O conceito de totalitarismo surgiu nos anos 1920 e 1930.