A Didática é o principal ramo de estudo da pedagogia. Ela investiga os fundamentos, as condições e os modos de realização da instrução e do ensino. A ela cabe converter objetivos sociopolíticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos.
Ela favorece uma aprendizagem qualitativa, tendo em vista, focalizar sempre o melhor para os alunos e viabilizar facilidades no trabalho do professor, tornando suas ações seguras e precisas. Em suma, a didática é a disciplina que fundamenta a prática docente.
As Práticas como Componente Curricular (PCC) em Didática compreendem as seguintes atividades: - Análise crítica do Projeto Político-Pedagógico de instituição de ensino da rede pública (10h). ... - Entrevista com professor/a sobre a importância dos instrumentos de planejamento para a qualidade do ensino (5h).
Quando a Didática é concebida como construir e desconstruir conceitos, podemos afirmar que o professor: adota métodos disciplinadores, visando o aprendizado significativo. ... Podemos definir a didática como um conjunto de relações entre o aluno e o professor em que não se dicotomiza escola e sociedade.
Quem faz curso de Licenciatura na UNIP Interativa vai se deparar com a Prática como Componente Curricular (PCC). ... Essa atividade na UNIP varia de curso pra curso.
A PCC é realizada por alunos, que apresentam projetos variados sob a orientação de professores. Os alunos de Letras devem cumprir 400 horas de PCC durante os 8 semestres de curso. As atividades de férias são específicas para casos de reingresso, complementação de habilitação ou reprovação.
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR(PCC) OBSERVAÇÃO DE UMA AULA DE FILOSOFIA E ENTREVISTA COM UM PROFESSOR Professor(a): Alana Silva de Paula – PEDAGOGIA - ... Observar uma aula da Educação Infantil ou Ensino Fundamental I e buscar articulação com algum conceito estudado nas aulas.
O professor precisa manifestar preferência por um modo de ensinar, envolver, estimular e interessar seus alunos. Coll (apud Zabala, 1998) agrupa os conteúdos de ensino em tipologias: conceituais, atitudinais ou procedimentais.