crossorigin="anonymous">
As bactérias do gênero Staphylococcus apresentam coloração Gram-positiva e são consideradas agentes patogênicos para os humanos. Organizam-se em grupos que se assemelham à cachos de uvas, com formas esféricas de cocos. Os representantes deste grupo são anaeróbios facultativos, vivem muito bem com ou sem oxigênio.
Não existe uma vacina para proteger as pessoas da bactéria. Por isso, a melhor e mais eficaz forma de evitar o contágio é lavar as mãos regularmente com água e sabão e não coçar espinhas, machucados e feridas. Manter uma alimentação saudável também é um grande aliado, já que ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
Staphylococcus aureus. As intoxicações causadas por Staphylococcus aureus resultam da ingestão de uma toxina pré-formada em alimentos contaminados com este microrganismo. Apesar destas intoxicações não serem particularmente severas, são muito frequentes, podendo ocorrer isoladamente ou em surtos.
10 cuidados para evitar as Doenças Transmitidas por Alimentos (...
A contaminação cruzada ocorre quando, devido à falta de higiene dos utensílios de cozinha, alimentos, ou até mesmo falta de higiene pessoal do trabalhador, ocorre a transferência de contaminantes de um ser, alimento ou objeto contaminado para outro alimento.
Transmissão por contato Segundo Fernandes et al (2000), a infecção por contato é a forma de transmissão mais comum.
Os agentes infecciosos podem adentrar o organismo pela pele, via respiratória, circulatória e mucosas, por exemplo. A transmissão também pode se dar de diferentes formas, podendo ser de maneira direta ou indireta. Os agentes infecciosos podem ser transmitidos de maneira direta ou indireta.
No hospital, as principais fontes de infecção decorrem:
Pode-se verificar que as infecções hospitalares são divididas em endógenas e exógenas. São endógenas quando causadas pela microbiota endógena (flora residente), própria do paciente.
As infecções mais frequentes em ambiente hospitalar são:
O diagnóstico de infecção hospitalar envolve o uso de alguns critérios técnicos, previamente estabelecidos: Observação direta do paciente ou análise de seu prontuário. Resultados de exames de laboratório.