Aquilo que falta em algo (real ou abstrato): documento repleto de lacunas; tinha lacunas de memória. Que se define por falha ou erros: manuscrito cheio de lacunas. [Jurídico] Falha num texto jurídico; ausência de teor judicial ou legal: lacuna na lei. [Anatomia] Pequena cavidade: lacuna óssea.
As questões de Preenchimento de lacunas contêm uma frase, uma sentença ou um parágrafo com um espaço em branco que o aluno deve completar com a palavra ou as palavras que faltam. Você também pode criar uma questão com várias lacunas.
Na lacuna normativa há ausência de lei para o caso concreto. Na lacuna axiológica há lei para o caso concreto, porém sua aplicação se revela injusta ou insatisfatória. Já na lacuna ontológica há lei para o caso concreto, porém a norma está desligada da realidade social, de modo que não tem aplicação prática.
substantivo masculino Erro cometido ao escrever ou ao falar; falha causada, provavelmente, por falta de atenção: lapso de memória. Espaço ou intervalo de tempo; decurso de tempo: ocorreu um lapso de quatro horas entre os dois eventos. Cessação do desenvolvimento ou funcionamento normal de; falta.
O que é Lapso: Um lapso, seja ao falar ou a escrever, é tido como uma falha de atenção. Por exemplo, um lapso de memória, é uma falha na memória, ou seja, um esquecimento. Um lapso também pode ser um intervalo, é o chamado lapso temporal. ... O antônimo de lapso é atenção, cautela, cuidado, e também acerto e certeza.
A amnésia se caracteriza por uma perda de memória temporária ou um estado confusional agudo. O paciente tem um certo lapso, perde a lembrança daquele período e depois retorna ao seu estado normal. Geralmente, é mais comum em pessoas acima dos 65 anos, mas pode ocorrer em qualquer idade.
A perda de memória pode acontecer por diversos fatores, e a maioria é prevenível ou reversível. Entre as causas principais está a ansiedade, que pode estar associada a condições como depressão, alterações do sono, uso de remédios, hipotireoidismo, infecções ou doenças neurológicas, como Alzheimer.
Existem diversas causas para a perda de memória, sendo que a principal é a ansiedade, mas também pode estar associada a diversas condições como a depressão, alterações do sono, uso de remédios, hipotireoidismo, infecções ou doenças neurológicas, como doença de Alzheimer.
O problema realmente fica insustentável quando episódios de esquecimento são mais comuns e freqüentes. Se estiverem aliados à desorientação, confusão mental, dificuldade de comunicação, entre outros sintomas, a situação torna-se preocupante.
Como evitar a perda de memória
Recomendo a busca por atividades físicas ,a fisioterapia como tratamento complementar e preventivo como o pilates ,a osteopatia ,massagens (área dermatofuncional),hidroterapia ,dentre outras condutas proporcionaram um relaxamento e aliviaram o estresse . E procura um nutricionista para adequar também a alimentação .
Com um dia a dia cada vez mais corrido e atarefado é muito comum esquecer alguma coisa pelo caminho. Mas, às vezes, esses esquecimentos frequentes podem ser sinal de um nível mais grave de estresse, ou então de depressão, e até mesmo de alguma doença neurológica.
Esquecer das coisas, todo mundo esquece, independentemente da idade. É normal esquecer o fone de ouvido no trabalho ou não se lembrar de comprar azeite no supermercado. Mas a memória falha se torna um problema quando começa a interferir no dia a dia e a prejudicar tarefas que antes eram realizadas sem dificuldades.
Alzheimer: a doença do esquecimento. O Mal de Alzheimer é uma doença que causa a degeneração de células do cérebro, levando a um quadro conhecido como demência. Na medicina, demência se refere à redução da capacidade cognitiva persistente e progressiva.
O esquecimento constante é um sintoma que pode causar nervosismo e ansiedade, visto que pode ser um sinal de doenças degenerativas, como o Mal de Alzheimer, chamado também de “doença do esquecimento”.
Os primeiros sintomas são aumento do esquecimento ou confusão leve que podem ser os únicos sintomas da doença de Alzheimer que você percebe. Mas ao longo do tempo, a doença rouba mais de sua memória, especialmente as memórias recentes. A taxa em que os sintomas pioram varia de pessoa para pessoa.
Se a perda de memória pode deve estar associada á estresse e a ansiedade ; ou também á outras patologias como problemas na tireoide ,diabetes,hipertensão,carência vitamínica ,déficit de atenção . Caso esteja persistindo deve sim ser investigada .
Como evitar a perda de memória
É importante exercitar a memória Existem livros, aplicativos e até mesmo o velho caderninho de palavras cruzadas pode ser utilizado pra exercitar a memória, a atençao, a concentração, várias funções coginitivas. Alguns aplicativos gratuitos na internet ajudam a fazer a ginástica cerebral.
Esquecer as coisas facilmente pode ser sintoma de estresse, ansiedade, noites mal dormidas, falta de atenção, hábitos de vida ruins ou ainda doenças como Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Mal de Alzheimer, depressão, entre outras.