Como vimos, o mito e a filosofia se aproximam na questão da finalidade, mas apresentam significativas diferenças. ... O mito explica a origem do Universo e dos seres por meio das relações ou rivalidades entre as divindades, enquanto a filosofia como o resultado de causas naturais, racionais e impessoais.
Resposta. Narrativas utilizadas pelos povos gregos para explicar fatos da realidade e da natureza, as origens do mundo e do homem.
O mito narra acontecimentos na terra como consequência de alianças e rivalidades entre deuses, a exemplo da Guerra de Troia. C) O mito narra a origem das coisas no mundo encontrando recompensas e castigos que os deuses dão aos que os obedecem, ou desobedecem, a exemplo do mito de Prometeu.
A Filosofia nos auxilia nas funções teóricas e práticas, a chegar a uma concepção do universo por meio da auto-reflexão. O senso comum contribui para que a ciência progrida.
O senso comum é um tipo de pensamento que não foi testado, verificado ou metodicamente analisado. ... Podemos elencar estudos filosóficos sobre o senso comum desde a Grécia Antiga. A Filosofia surgiu como uma maneira de contrapor aquele tipo de conhecimento popular não rigoroso. Saiba mais: O que é Filosofia?
A seguir apresentaremos o senso comum segundo o filósofo G. ... Moore defende que o senso comum é capaz de refutar o ceticismo e propõe uma Prova do Mundo Externo, mas terá que livrar sua teoria de duas acusações principais: (i) sua teoria é dogmática e (ii) sua prova sofre de petição de princípio.