A Fáscia Toracolombar é um complexo de várias camadas que separa os músculos paraespinhais dos músculos da parede abdominal posterior, quadrado lombar (QL) e psoas maior[1]. Numerosas descrições dessa estrutura apresentaram um modelo de duas camadas ou um modelo de três camadas.
Músculo Serrátil Posterior Superior rombóide maior e se estende desde as primeiras vértebras torácicas até espáduas. Inserção: 2ª a 5ªcostelas lateralmente aos ângulos costais. Ação: Elevação da 2 ª a 5ª costelas, auxilia a inspiração.
O dorso é a região entre o pescoço e a região glútea. Ele contém a coluna vertebral (medula espinhal) e dois compartimentos de músculos do dorso: compartimentos extrínseco e intrínseco.
Na camada superficial da região posterior do tronco, destacam-se dois grandes músculos: o Grande Dorsal e o Trapézio. Estes músculos revestem praticamente toda a região posterior do tronco.
Tronco. O tronco é formado pelo pescoço, a nuca, o tórax, o dorso, a região glútea, o abdômen e o quadril. A maior parte dos órgãos que compõem o corpo humano situa-se no tronco, entre eles a laringe, a glândula tireoide, o coração, pulmões, fígado, pâncreas, estômago, intestino grosso e intestino delgado.
O corpo humano é dividido em três partes fundamentais: cabeça, tronco e membros. A cabeça é formada pelo crânio e a face. O tronco é composto do tórax e do abdômen. Os membros são divididos em superiores (braços, antebraços, ombros e mãos) e inferiores (quadril, coxas, pernas e pés).
Chamam-se membros os órgãos externos, geralmente articulados, que muitos animais usam para a locomoção. ... Os membros que se projectam do tronco são os membros superiores (braços) e os membros inferiores (pernas).
A CABEÇA É FORMADA PELO CRÂNIO E PELA FACE. DENTRO DO CRÂNIO ESTÁ O CÉREBRO. NA FACE ESTÃO LOCALIZADOS O NARIZ, OS OLHOS E A BOCA. O TRONCO É FORMADO PELO PESCOÇO, PEITO E BARRIGA.
São órgãos do corpo humano: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, laringe, pulmões, coração, vasos sanguíneos, rins, bexiga, ovários, útero, testículo, pênis, pele, cérebro e medula espinhal.
O corpo humano é constituído por diversos tipos de células; são aproximadamente 130 tipos que se distinguem mediante suas formas e funções específicas.
As células do corpo humano são estruturas complexas que mantêm informações metabólicas e genéticas necessárias para o pleno funcionamento do organismo. Definidas como as menores unidades funcionais, atuam em conjunto, mas cada uma possui papel específico na produção de energia, nutrição e reprodução.