crossorigin="anonymous">
Os vírus apresentam algumas características que indicam que se tratam de seres não vivos. Uma dessas características é a ausência de células, uma característica presente em todos os seres vivos, segundo a famosa Teoria Celular. Sem células, portanto, os vírus não são seres vivos.
Quando falamos em seres vivos, logo nos lembramos dos animais, entretanto, plantas, fungos, protozoários, algas e bactérias são também considerados seres com vida. Apesar de bastante distintos, todos eles possuem características que permitem classificá-los como tais.
Os seres vivos, organizados em níveis de classificação, são aqueles que nascem, crescem, se reproduzem e morrem. Eles são formados por uma (unicelulares) ou mais células (pluricelulares), necessitam de alimento para sobreviverem, reagem à estímulos, respiram e possuem metabolismo.
Aprendemos que as plantas precisam de água, solo fértil, ar e luz solar para crescer e se desenvolver. A propósito, as plantas que recebem, diretamente, a luz do sol se desenvolvem mais do que as outras que não recebem, já notaram isso? Isso acontece devido à fotossíntese, palavra que significa síntese pela luz.
Mas por quê? As plantas verdes usam a energia solar para produzir sua própria comida -açúcar. Para fazer açúcar elas também puxam água do solo e dióxido de carbono da atmosfera. O oxigênio é liberado enquanto a comida é produzida.
Para começar, uma árvore adulta consegue absorver, em um ano, aproximadamente 22 quilos de gás carbônico, e produzir oxigênio suficiente para a respiração de dois adultos. Esse processo acontece através da fotossíntese. ... No entanto, as plantas respiram dia e noite, consumindo também o oxigênio que produzem.
As plantas podem produzir seu próprio alimento. Elas captam a energia luminosa do Sol com as folhas e transformam substâncias simples em alimento. Esse processo é chamado fotossíntese. A fotossíntese é de suma importância para a vida na Terra, pois supre de alimento, direta ou indiretamente, a maioria dos seres vivos.
Na fotossíntese, os organismos fotossintetizantes, como plantas e algas, utilizam energia luminosa para produzir carboidratos, que funcionam como o alimento para esses seres. ... Esse processo, diferentemente da fotossíntese, não necessita de luz. Sendo assim, ocorre durante todo o dia e noite.