Quando Veio O Esprito Santo?

Quando veio o Esprito Santo

O Espírito Santo é Deus, sendo denominado na teologia como a Terceira Pessoa da Trindade. A Bíblia responde explicitamente a pergunta sobre quem é o Espírito Santo, afirmando, especialmente, sua divindade e personalidade, e destacando sua obra do Antigo ao Novo Testamento.

Menu

Assim, Ele habita nos crentes, é seu intercessor, os ensina na verdade, os capacita dando-lhes dons espirituais, os conduz à santificação contínua, os guia em toda verdade, gera neles o fruto do Espírito que contrasta com as terríveis obras da carne, e os preserva firmes até o fim, pois Ele próprio é o selo que marca o povo de Deus, a garantia que concede a certeza da salvação aqueles que foram justificados (João 14:17,26; 16:13; Romanos 8:9-26; 1 Coríntios 2:12-16; 6:19; 2 Coríntios 1:22; 5:5; Efésios 1:13,14; 2:21,22; Gálatas 5; Hebreus 2:4; 10:5).

Santo Agostinho, bispo de Hipona, nos séculos quarto e quinto, disse que nas aparições do Espírito Santo, não foi assumida a criatura do mesmo modo que o Verbo assumiu a carne e a forma humana no seio da Virgem Maria. O Espírito Santo não santificou a pomba nem o vento e nem os uniu a si e à sua pessoa, porque a sua natureza não é mutável, mas é imutável e eterna. Essas figuras apareceram quando foi oportuno, como um gesto de serviço da criatura para com o seu Criador, obedecendo a um sinal de quem permanece imutável em si mesmo, com a finalidade de mostrá-lo ao mundo. Nessas realidades existentes, esteve oculta uma ação significativa, a ação do Espírito Santo, de modo que a figura material desses elementos surgiu com uma finalidade representativa e passageira, para impressionar os sentidos humanos pelo poder do Espírito Santo que está em comunhão com as outras duas pessoas divinas: o Pai e o Filho[9].

Busca

Busca

[2]Cfr. Tertulliano, Apologetico, XXXIX, 9, a cura di A. Resta Barrile,. Oscar Mondadori, Bologna, 2005, pg. 139.

[1] Cfr. Contro Prassea, 12,3. CCL 2, 1173. In: Spirito di Dio, Introduzione, traduzione e note a cura di Mauro Todde, Edizioni Paoline, Milano, 1987, pg. 13, n. 6. e-cristianismo.com.br/.../tertuliano-contra-praxeas.html?start=2

O Espírito Santo é uma pessoa

Além do mais, são atribuídos ao Espírito Santo atributos que só pertencem a Deus, como: onipresença, onisciência, onipotência e soberania, glória, eternidade e a própria santidade tão singular que o adjetiva (cf. 1 Coríntios 2:10; 12:4-6; Hebreus 9:14).

Segundo São Cirilo de Jerusalém, bispo do século quarto, o Espírito Santo é algo grandioso, onipotente, extraordinário nos seus dons. O Espírito Santo na medida e no modo idôneo para cada um age eficazmente, pois Ele conhece a natureza de cada um de nós, discernindo os pensamentos e a consciência, tudo quanto pronunciamos ou tememos com a mente. O bispo de Jerusalém tinha presente as dimensões do império romano com todos os povos, reconhecendo os ministros e a presença de Deus em todos eles. Constatamos que o grande protetor e distribuidor de graças dando a todos a misericórdia e o amor vem do Espírito Santo, o qual ilumina todas as coisas e também aqueles que têm olhos para vê-Lo. Ele é superior aos anjos e arcanjos, as potestades, aos tronos, as dominações, sendo Ele senhor e santificador[5].

Quem Somos | Cadastre-se | Imagens Evangélicas | Contato | Termos de Uso e Política de Privacidade

O Espírito Santo deve ser adorado?

<strong>O Espírito Santo deve ser adorado?</strong>

Às vezes Ele também é chamado simplesmente de Espírito, ou seja, sem a presença do adjetivo “santo”, mas sempre quando isso ocorre o contexto claramente aponta que se trata do Espírito Santo (cf. Efésios 5:18). Ele também é chamado de Espírito de Deus (Mateus 3:16); Espírito do Senhor (2 Coríntios 3:17) e Espírito de Cristo (1 Pedro 1:11).

            São Cirilo de Jerusalém enfatizou ainda o cumprimento do bem e da salvação como ação do Espírito Santo. Antes de Sua chegada, surgem emanações de luz e de ciência, advertindo a pessoa para a sua vinda. Ele vem com a alma de um verdadeiro protetor, porque traz a salvação e ilumina a mente do fiel. O Espírito Santo instrui o ser humano para que possa distinguir perfeitamente aquilo que em determinado momento não conseguiria perceber. Realmente, precioso e bom é o Espírito Santo! Pois, somos batizados no Pai, Filho e Espírito Santo (cfr. Mt 28,19)[6].

A obra do Espírito Santo

Todavia, o ensino bíblico aponta para outra direção, isto é, a ação do Espírito Santo, ainda no Antigo Testamento, era essencialmente a mesma que pode ser notada após o Pentecostes. Isso significa que só há uma diferença quantitativa, isto é, no Novo Testamento, após o Pentecostes, sua ação passou a ser mais intensa e percebida, sobretudo com a internacionalização da Igreja.

Após a vinda do Messias, sua ação continuou sendo a mesma, com a diferença de que os redimidos, diferente dos tempos do Antigo Testamento, agora creem no Cristo que já veio, já foi sacrificado no Calvário, que está exaltado junto ao Pai, e em breve retornará para buscar o seu povo.

Os nomes e títulos do Espírito Santo

            São João Crisóstomo, bispo de Constantinopla, dos séculos quarto e quinto, realçou que em virtude do Espírito Santo, nós obtemos o perdão dos nossos pecados por sua obra, somos purificados de todas as impurezas: através de sua mediação, tornamo-nos pessoas boas e angelicais pela graça que dele provem. A presença do Espírito Santo transforma nossos corações e vida[8].

Apesar do nome “Espírito” ser um gênero neutro no grego, sempre é utilizado pronomes masculinos para se referir a Ele, o que torna explicita a verdade de que Ele é uma pessoa distinta tanto do Pai quanto do Filho (Mateus 3:16; Lucas 4:18; João 15:26; 16:7; Atos 5:32; Hebreus 9:14).

A Igreja Primitiva, desde seus primeiros dias, já entendia e reconhecia a plena divindade do Espírito Santo. Isto pode ser notado no episódio em que Ananias e Safaria foram castigados por terem mentido ao Espírito Santo. Na ocasião, o apóstolo Pedro declarou explicitamente que aquele casal havia mentido a Deus (Atos 5:3,4).

O Espírito Santo no ministério de Jesus

O próprio Jesus, ao falar sobre o Espírito Santo, se refere a Ele como “um outro Consolador”, numa melhor tradução “um outro Auxiliador”. Essa expressão não apenas aponta para o Espírito Santo como uma pessoa, mas também como Deus, pois Cristo se posiciona em pé de igualdade com Ele ao utilizar a palavra “outro”, ou seja, Ele está indicando que o Espírito Santo é alguém como Ele.

[5]Cfr. Cirillo di Gerusalemme, Catechesi battesimali, 16, 22-23. In: La teologia dei padri, v. 3. Città Nuova Editrice, Roma, 1982,  pgs. 306-307.

Muito frequentemente Ele também é denominado com nomes e títulos que fazem referência a sua obra, como por exemplo: Auxiliador ou Consolador (João 14:16; 15:26; 16:7); Espírito da Verdade (João 14:17); Espírito de Vida (Romanos 8:2); Espírito Santo da Promessa (Efésios 1:13) etc.

Qual foi o objetivo da descida do Espírito Santo no dia de Pentecoste?

No dia de Pentecostes, os discípulos estavam reunidos em Jerusalém. Depois dos acontecimentos da Páscoa, ficaram cheios de medo. Viviam juntos, desligados do mundo, mas eis que o Espírito Santo, dom de Deus, veio sobre eles. ... Crer no Espírito Santo significa bendizê-lo, adorá-lo e glorificá-lo em nós mesmos e no outro.

Quando os discípulos receberam o Espírito Santo?

De acordo com o livro de Atos, os discípulos receberam o Espírito após Jesus ter subido aos céus, ter sido exaltado à direita do Pai, e derramado o Espírito no dia de Pentecostes (veja Atos 2.

Quantas pessoas foram batizadas com Espírito Santo no dia de Pentecostes?

Esse dia, no livro de Atos dos Apóstolos, é significante porque marca quando Deus começou a escrever a Sua Lei em nosso coração pelo Espírito Santo. Estavam todos reunidos. Muitos afirmam que todas as 120 pessoas mencionadas em Atos 1.

Qual é o grande milagre que aconteceu em Pentecostes?

A história do milagre de Pentecostes, que aconteceu muitos anos depois, fala de união. Diz a Bíblia que os apóstolos (os 12 "alunos" de Jesus) estavam em um lugar quando ouviram um barulho, como se o vento soprasse forte. Então, sobre a cabeça de cada um, apareceram línguas de fogo.

Qual a diferença entre Pentecostes e Corpus Christi?

O nome da efeméride já dá pistas sobre o que ela significa: corpus Christi, em latim, quer dizer “corpo de Cristo”. ... A quinta seguinte a esse domingo será o Corpus Christi. O tal Domingo da Santíssima Trindade é sempre o domingo seguinte ao Pentecostes – que, por sua vez, ocorre 50 dias após o domingo de Páscoa.

O que é o Corpus Christi?

Significa, em latim, "corpo de Cristo". ... Na tradição católica, esta quinta-feira é considerada o dia no qual Jesus Cristo instituiu o sacramento da eucaristia. De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Corpus Christi se celebra a "presença real de Jesus Cristo no pão e no vinho".

O que a Bíblia fala de Corpus Christi?

Corpus Christi significa Corpo de Cristo. ... A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia. Leia mais sobre o significado de eucaristia e Páscoa.

Pode comer carne no dia de Corpus Christi?

Pode comer carne no dia de Corpus Christi? Sim. Na tradição católica, o jejum de carne vermelha é destinado à Sexta-feira Santa, na Páscoa.

Pode comer carne no dia dos mortos?

O que é o Dia de Finados? Em muitos países temos dias para celebrar e lembrar das pessoas que perdemos durante a jornada ad vida. No Brasil não poderia ser diferente. ... Algumas pessoas deixam de comer carne e beber álcool neste dia como uma forma de demonstrar respeito.

Quais dias não se come carne?

Por que algumas pessoas não comem carne na Sexta-Feira Santa? Dentro da tradição da Igreja Católica, a Sexta-Feira Santa, também conhecida como Sexta-Feira da Paixão, é um dia reservado para a prática da abstinência. Essa tradição milenar do catolicismo opõe-se ao consumo de carne vermelha e de frango nesse dia.

O que se come no Corpus Christi?

A eucaristia é o próprio sacrifício do corpo e do sangue de Jesus, é o banquete de Deus, onde ele reparte o pão e o vinho, representado pela hóstia, e relembrando o momento que Jesus o fez, com seus apóstolos, e cada indivíduo tem o direito de fazer a comunhão.

Qual o objetivo da festa de Corpus Christi?

O Corpus Christi é uma expressão em latim que significa Corpo de Cristo. A festa de Corpus Christi está ligada à Igreja Católica e celebra o Santíssimo Sacramento da Eucaristia (uma homenagem ao sacrifício de Jesus Cristo feito por toda a humanidade; representação e celebração do seu corpo e sangue).

Qual a origem da festa de Corpus Christi?

A festa de Corpus Christi foi oficialmente instituída por Urbano IV com a publicação da bula Transiturus em 8 de setembro de 1264, para ser celebrada na quinta-feira depois da oitava de Pentecostes. Para um maior esplendor da solenidade, desejava Urbano IV um Ofício para ser cantado durante a celebração.

Pode beber no dia de Corpus Christi?

Sendo assim, o vinho passaria a significar o sangue de Jesus Cristo, e não mais o do deus “profano”. Em vez de apenas beber vinho por beber, que tal recordar a importância do vinho na história da humanidade? Bom feriado!

É pecado beber depois de comungar?

Isso pode parecerer para muitos que beber não é pecado, desde que a prática seja adotada com autocontrole e de forma comedida. Por outro lado, a embriaguez e o vício (considerados excessos) são, sim, considerados transgressões do ponto de vista religioso. Então, como saber se estou dentro da conduta esperada?

É pecado padre beber?

Perguntamos a um padre e a um pastor: afinal, tomar uma gelada é pecado? “Não há nada de mal em tomar uma cerveja com os amigos. ... A bíblia só condena a embriaguez”, disse o pastor.

Pode tomar cerveja na Semana Santa?

9° – Nada de bebedeira, o vinho é a única bebida permitida, a embriaguez na Sexta-feira Santa é uma afronta aos costumes cristãos. 10°- Não é permitido a participação em qualquer festa ou balada antes da meia noite.

O que a Bíblia fala sobre cerveja?

Jesus transformou água em cerveja É famosa a passagem da Bíblia na qual Jesus Cristo transforma água em vinho. ... Eles apontam que na região que Jesus viveu se cultivavam grãos, não uvas, e que o consumo de cerveja era algo comum por lá, diferente do vinho.

É pecado jogar na loteria?

Apesar de não poder afirmar que jogar na loteria seja pecado, posso com toda certeza recomendar que você não jogue! Essa recomendação é baseada no fato dos jogos de azar poderem violar diversos princípios bíblicos sobre finanças: o princípio do trabalho, da mordomia cristã e da esperança em Deus.

Porque não pode jogar na loteria?

Indícios de que os jogos de loteria se tornaram um vício É unânime entre os psicólogos entrevistados: a única maneira de evitar o vício, é não jogar. De acordo com os especialistas, alguns estudos mostram uma tendência genética ao transtorno, que está associado à impulsividade.

Onde está na Bíblia jogos de azar?

Sua resposta está no livro de 1 Timóteo 6:9-10. Geralmente, quando uma pessoa descobre que a mega-sena está acumulada, ou se qualquer outro jogo está com uma boa premiação, muitos acabam cobiçando aquela premiação, sendo dinheiro ou bens materiais.

Como pedir a Deus para ganhar na loteria?

E, para ajudar um pouco, segue abaixo uma oração para ter sorte no jogo: Ó misterioso espírito, tu que diriges todos os fios de nossa vida! Desce até a minha humilde morada. Ilumina-me para que eu consiga por meio dos abstratos e secretos números dos jogos, o prêmio que há de dar-me fortuna.

Qual o santo que ajuda a ganhar na loteria?

São Cono nasceu na cidade Teggiano, Itália. Era filho de aldeões.