A Sony anunciou hoje (15) que a versão para PC de Days Gone será lançada no dia 18 de maio na Steam e Epic Games Store. O anúncio foi acompanhado de uma prévia do jogo rodando em um PC mostrando todos os recursos disponíveis na plataforma, como suporte a monitores Ultra-Wide e taxa de quadros desbloqueada.
Além disso, é possível perceber bugs ou erros de otimização no jogo com certa frequência. Em áreas específicas do mapa – como nos acampamentos, e em regiões de infestação – a taxa de frames cai de forma abrupta e fica instável. Compreensível para alguns, entendo, mas essa variação é um tanto quanto bizarra se acontece constantemente.
A versão de Days Gone para PC conta com alguns dos principais recursos que já são esperados pelos usuários da plataforma. Dentre eles, o jogo é compatível com monitores Ultra-Wide de proporção 21:9 e conta com configurações gráficas ajustáveis e taxa de quadros desbloqueadas.
Em suma, a história de jogo do protagonista Deacon, seu amigo Boozer e a esposa Sarah é simples e direta. Não irei me alongar muito quanto à trama, visto que estamos falando um título lançado em 2019. No entanto, vale ressaltar que a adaptação do PC conseguiu manter todos os bons e os ruins detalhes da versão para console: narrativa, desenvolvimento, mundo aberto bem repetitivo e missões secundárias que, depois de certo, se tornam maçantes.
O grande problema é que, embora ‘Days Gone’ para PC tenha chegado com uma ótima otimização, o título é claramente uma experiência feita para consoles. A falta de personagens carismáticos nas primeiras horas de jogo, uma campanha que demora a engrenar, a falta de estabilidade no processamento e um mundo aberto um tanto quanto repetitivo podem ser obstáculos para os “gamers de teclado e mouse” mais acostumados com multiplayers – algo que melhora caso jogue com um controle de Xbox (pois é) ou um DualShock 4. Por outro lado, o bom desempenho, a facilidade para atirar e a agilidade dentro do inventário de itens faz com que a história de Deacon seja agradável de jogar em frente a um notebook ou computador.
De acordo com a listagem, o game terá FPS destravado, suporte para monitores ultrawide, além de melhorias gráficas (nível de detalhe, campo de visão e distância de desenho aumentados). Por fim, todos os conteúdos lançados até o momento para a versão de PS4 estarão inclusos (New Game+, Challenge Mode e skins de moto).
A página inclui algumas capturas de tela do game e detalhes sobre a versão de PC. Segundo a Steam, o título para PC contará com dublagem e legendas em português brasileiro, assim como acontece na versão de PlayStation.
Também vale destacar que a Sony anunciou compatibilidade com todos os controles originais de qualquer marca, como o controle do Xbox One, Steam Controler, Switch Pro Controler e, é claro, com o Dual Shock. No entanto, o port também traz compatibilidade total com teclado e mouse.
Sistema operacional: Windows 10 (64 bits)Processador: Intel Core i7-4770K 3,5 GHz ou AMD Ryzen 5 1500X 3,5 GHzMemória RAM: 16 GBPlaca de vídeo: Nvidia GeForce GTX 1060 6GB ou AMD Radeon RX 580 8GBDirectX: 11.Armazenamento: 70 GB disponível (SSD recomendado)
Ah, e respondendo à pergunta clássica de “será que roda no meu computador”, PCs com 16 GB de RAM se mostram como a opção mais viável – se não posso dizer “a única” – para ‘Days Gone’, uma vez que o título chega a consumir os 10 GB em alguns momentos. Os requisitos mínimos apontam que o título roda em hardwares com 8 GB de RAM, mas acredite, não vai – e, se conseguir, vai ser a muito, muito custo.
A Sony revelou ontem (24) que vai lançar mais jogos exclusivos de PlayStation para PC e um dos primeiros títulos da leva é Days Gone. O jogo será liberado no computador no segundo trimestre de 2021, mas já ganhou uma página na Steam revelando detalhes sobre o port.
Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis, uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais com sua assinatura Prime. Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.
O primeiro game exclusivo da Sony a ser publicado para PC foi Horizon Zero Dawn em agosto de 2020 e a empresa parece ter ficado satisfeita com a aceitação do público. Segundo Jim Ryan, não houve uma rejeição dos jogadores de PlayStation em ver seus jogos nos computadores e por isso a empresa pretende trazer mais alguns games além de Days Gone.
Na última terça-feira (23), a Sony anunciou que Days Gone seria mais um jogo first-party a chegar ao PC — o primeiro foi Horizon Zero Dawn, em 2020. Agora, o título da SIE Bend Studio já aparece na Steam, com os requisitos necessários para rodar na nova plataforma.
Por se tratar de um mundo pós-apocalíptico devastado por zumbis, sobrevivência, perdas e etc, ‘Days Gone’ pode passar a impressão de que é um ‘The Last of Us’ 2.0 da Sony. Contudo, isso não é verdade e a proposta do jogo é distinta, embora a fórmula – um tanto saturada – possa parecer a mesma.
(Ponto curioso: há relatos de pessoas nas redes sociais que jogaram ‘Days Gone’ para PC com controles de Xbox. Deve ser muito estranho ver os comandos do controle da Microsoft aparecendo em um título exclusivo da Sony… enfim, ironia gamer, creio.)
Em um plano de expansão da Sony Interactive Entertainment (SIE), que também já trouxe outros títulos previamente exclusivos de console, como ‘Horizon Zero Dawn‘ e ‘Death Stranding’ para a plataforma, ‘Days Gone‘ é o novo exclusivo do PlayStation que chega, de forma oficial, ao PC.
Salvo isso, as demais placas de vídeo de entrada vão dar conta dos quase 60 GB de ‘Days Gone’ para PC sem grandes problemas. De qualquer forma, consulte a tabela oficial de especificações: