Em algum momento, seja fazendo trabalhos escolares ou treinando para a redação do Enem e demais vestibulares, você sentiu que não sabia como usar a vírgula? Quem nunca, não é mesmo?
Existem outros casos importantes para saber mais sobre a pontuação da vírgula. Todos eles estão no nosso artigo: Guia completo do uso da vírgula. Vale conferir!
Por conta disso, hoje falaremos sobre essa importantíssima área das Linguagens, explicando seus principais conceitos, regras e usos da pontuação para o nosso — e para outros — idiomas. Ao final, faremos alguns exercícios para treinar. Preparado? Então, preste bastante atenção e vamos lá!
c) Os estados, que ainda devem ao governo, não poderão obter financiamentos, mas o estados que já resgataram suas dívidas ainda terão créditos.
Como eles estão isolados no enunciado, não exercem função de sujeito e nem de predicado, aparecendo separados do restante da oração por alguma pontuação, normalmente a vírgula.
a) Nesse instante, muito pálido, macérrimo, Prudente de Morais entrou no Catete, sentou-se e, seco, declarou ao silêncio atônico dos que o contemplavam: “Voltei.”
Não poderíamos nos despedir sem antes fazer alguns exercícios! Separamos duas questões bem rápidas da Fuvest para você treinar um pouco antes de continuar os estudos. A dica, aqui, é refazer todas as alternativas, identificando os erros e justificando com a forma correta. Confira!
Para os vestibulandos, a importância da pontuação também vai bem além disso. Esse tema é recorrentemente cobrado nos vestibulares em forma de questões específicas. Outra importância está na sua relevância para a interpretação, habilidade fundamental para a resolução de exercícios de todas as matérias.
A pontuação é uma área específica da Ortografia. Ela está presente, com diferentes regras, em praticamente todos os idiomas existentes no mundo, sendo responsável por alguns dos erros mais comuns no dia a dia.
E aí? Gostou de aprender sobre os sinais de pontuação? Agora, aproveite para ler nosso próximo artigo para saber como estudar português!
E aí? Conseguiu aprender como usar a vírgula do jeito certo? Esperamos que sim! Agora, aproveite para ler nosso próximo artigo sobre como usar o travessão na redação!
É essencial para a separação e a hierarquização de termos em uma oração. Esse é um recurso indispensável, também, na composição de orações subordinadas.
Para continuar treinando ao longo do ano, com a ajuda de um cronograma feito sob medida para você, confira o Plano de Estudos do Stoodi!
A exclamação é uma pontuação utilizada quando queremos passar a ideia de surpresa, choque ou outros tipos de pensamentos e sensações “exacerbadas” em nossa fala.
Sabia que a pontuação é um conjunto de sinais gráficos que auxiliam na coesão e coerência do texto e, em alguns casos, manifestam aspectos da nossa fala em um enunciado escrito?
O ponto (também conhecido como ponto final) é utilizado para marcar o fim de períodos. Algumas vezes, ele também tem a função de delimitar abreviações e títulos variados.
Ufa! São muitas regrinhas e informações para guardar. Se não conseguiu absorver tudo sobre pontuação agora, não se preocupe: isso é perfeitamente normal. Leva um certo tempo para nos habituarmos a todos esses conceitos.
Geralmente, a vírgula não vem antes do “e”, mas se tiver duas orações com sujeitos diferentes, é preciso utilizar este sinal.
Não precisamos nem falar que, nesse contexto, a pontuação é um fator imprescindível para uma boa redação, não é mesmo? No texto do Enem, inclusive, a Competência 1 avalia diretamente a capacidade do candidato de utilizar pontos com eficiência e domínio.
A pontuação é um dos mecanismos mais interessantes da linguagem. Essencial para a comunicação escrita, ela é responsável pela expressão de sentimentos, por pausas e entonações, além de ser muito importante também para a interpretação de texto e da mensagem passada por meio da fala.
Para usar um atalho de teclado para alterar entre minúsculas, UPPERCASE e Maiúsculas cada Word, selecione o texto e pressione fn+ SHIFT + F3 até que o estilo desejado seja aplicado.
Selecione a célula cuja formatação deseja alterar. Na caixa Fórmulas, escreva uma das opções abaixo segundo o estilo que deseja aplicar:=MAIÚSCULA(“Texto”) e pressione Enter. MAIÚSCULA: função para alterar de minúscula para maiúscula o estilo da célula escolhida.
Insira uma nova coluna ao lado da coluna que contém o texto que você deseja converter. Vamos supor que a nova coluna seja B, que a coluna original seja a coluna A e que A1 contenha um rótulo de coluna. Na célula B2, digite =MAIÚSCULA(A2) e pressione Enter. Você deve ver o texto em maiúsculas na célula B2.
fórmula converte o nome na célula A2 de maiúsculas para minúsculas adequadas. Para converter o texto em minúscula, digite =LOWER(A2) em vez disso. Use =UPPER(A2) nos casos em que você precisa converter texto em maiúscula, substituindo A2 pela referência de célula apropriada.