crossorigin="anonymous">
O método de ensino Montessori foi desenvolvido pela médica e pedagoga Maria Montessori na Itália, em 1907. Abaixo, vamos explicar quando surgiu o método, como funciona uma escola montessoriana.
Criada pela pedagoga italiana Maria Montessori (1870-1952), a linha montessoriana valoriza a educação pelos sentidos e pelo movimento para estimular a concentração e as percepções sensório-motoras da criança. O método parte da ideia de que a criança é dotada de infinitas potencialidades.
Maria Montessori (1870-1952) foi uma pedagoga, pesquisadora e médica italiana, a criadora do “Método Montessori” um sistema educacional baseado na formação integral do jovem. “Educar para a Vida” foi o seu lema. Maria Tecla Artemisia Montessori nasceu em Chiaravalle, norte da Itália, no dia 31 de agosto de 1870.
A decoração montessoriana é composta por móveis posicionados na altura da criança, para que ela tenha independência na hora de explorar os espaços. Para isso, é fundamental fazer um planejamento e deixar tudo ao alcance dos pequenos — com muita segurança e na companhia de um adulto.
Individualidade, atividade e liberdade do aluno são as bases da teoria, com ênfase para o conceito de indivíduo como, simultaneamente, sujeito e objeto do ensino. Montessori defendia uma concepção de educação que se estende além dos limites do acúmulo de informações. ... O método Montessori é fundamentalmente biológico.
A ideia do quarto montessoriano é ter prateleiras baixas e móveis para quarto infantil idem, assim é a criança que decide como e quando vai brincar com as próprias coisas. O método Montessori é realmente uma forma de metodologia de ensino que permite estimular a criança das mais diversas maneiras.
A pedagoga propõe uma educação que começa no desenvolvimento dos sentidos e evolui para a vida prática, incluindo atividades da casa (varrer, lavar, arrumar), contato com a natureza e seus elementos, e a ciência (da matemática, linguagem, etc).
O processo de aprendizagem tradicional tem como principal meio de ensino as aulas expositivas em que a função do professor é passar conhecimento aos alunos. No método Montessori, o professor deixa seu protagonismo para dar espaço à criança e faz da observação o seu principal meio de trabalho.
Se você busca se formar como professor montessoriano, recomendamos o Centro de Educação Montessori de São Paulo, que conta com certificação internacional e de Pós-Graduação, ou outros cursos certificados pela Organização Montessori do Brasil ou por grandes organizações internacionais.
Os educadores participam ativamente da formação dos cidadãos e desempenham um papel fundamental na difusão de conhecimentos científicos e desenvolvimento social das crianças. A educação infantil é essencial para a formação de sujeitos respeitosos, críticos e reflexivos.
Educador é o sujeito responsável por coordenar, na relação com o outro, os processos de ensino e aprendizagem. Isso significa que o educador é um profissional que investe no processo de desenvolvimento do educando, sempre ciente do que ele, efetivamente, necessita aprender.
Atividades de Vida Prática - Ed. ... Trata-se de atividades da vida cotidiana que focadas no desenvolvimento da coordenação motora, concentração, independência, ordem e disciplina.
A caixa sensorial é um “brinquedo” que estimula o desenvolvimento dos bebês e crianças através da exploração dos sentidos e tem como objetivos indiretos, dentre outros, a preparação remota para a escrita e matemática, o desenvolvimento da coordenação motora, da atenção, do equilíbrio, da memória e da criatividade.
Como apresentar a caixa de permanência ao bebê:
Apresentação da caixa de areia. Tiramos a caixa de areia e a colocamos no centro de um espaço limpo e livre de coisas que distraiam a criança. Preparamos o material como deve ser utilizado. Espalhamos a areia na caixa e oferecemos à criança o material de apoio para que possa representar.
Nas salas de educação infantil, a caixa surpresa é um excelente recurso didático para o professor, uma vez que aguça a curiosidade das crianças e estas ficam bem envolvidas no momento da atividade. O professor pode utilizá-la de forma individual ou coletiva, dependendo do que quiser estimular ou mesmo avaliar no aluno.
Objetos para colocar dentro das caixas como bolas, cones, brinquedos de empilhar, brinquedos de encaixe e materiais que lembrem músicas do cotidiano das crianças, como aranha (música da Dona Aranha), pintinho (música do Pintinho Amarelinho), bichos (Sítio do seu Lobato) etc.
Tomaz Sussekind
Sinsalabim, faça que a atividade se inicie O que será que tem dentro dessa caixa? Agora eu vou botar a minha mão, o que será que será? Encontra-lo. É bom.
Pedras, pinhas, conchas, gravetos, folhas de diferentes tamanhos e cores. Um pouquinho da natureza dentro de uma caixa vira um tesouro para os pequenos explorarem e sentirem as diferentes texturas.
Fazendo a caixa sensorial
Para fazer essa caixa de escrita sensorial de arco-íris você deve encontrar uma bandeja ou caixa rasa com uma borda baixa. Cortar papéis coloridos (ou pintá-los!) e fazer listras de cor, colocando-as no fundo da caixa até que tudo esteja coberto.
Passos
Primeiramente corte os cartões na mesma medida: 10 cm x 15 cm, por exemplo. Para as vogais use uma cor, para as consoantes outra cor. Em geral, na Montessori, as vogais estão em vermelho e as consoantes em azul.