Muitas músicas, principalmente as românticas, seguem um padrão bem parecido, contendo de duas a três estrofes, de duas a três repetições do refrão e uma ponte. Então, pegue um pedaço de papel e anote os cabeçalhos de cada parte da música: Estrofe 1, Refrão, Estrofe 2, Refrão, Ponte, Estrofe 3, Refrão.
Confere aí:
Passos para uma carreira musical de sucesso
Um jeito bom de chegar a um refrão forte é fazer com que ele soe de uma maneira diferente das outras partes da música, como os versos e a ponte. Musicalmente, você pode fazer isso usando tanto a melodia quando os acordes que você toca embaixo da melodia.
O primeiro passo é arrumar a batida. Pensar em um ritmo contagiante e que seja bem dançante. Esse é o ponto principal de uma música de funk: a batida. O segundo passo é trabalhar as rimas, procure fazer uma lista com palavras que sejam fáceis de rimar, e que você goste para poder combiná-las em frase depois.
Refrões é o plural de refrão. O mesmo que: adágios, coros, estribilhos, provérbios.
Resposta. Quando o poema versa sobre a historia ou vários acontecimentos, o refrão serve para reafirmar a quem le , o sentido da estrofe.
Na literatura, o verso representa a linha do poema enquanto a estrofe é o nome dado ao conjunto de versos. O refrão ou estribilho são os versos que se repetem no final das estrofes. As rimas são efeitos produzidos pelas poesias por meio da aproximação sonora entre as palavras ou expressões.