Quando usar CH? Utiliza-se ch em algumas palavras de origem estrangeira, como salsicha, capricho, sanduíche,… e em palavras derivadas de palavras latinas escritas com pl, cl e fl, como chave, chuva, chumbo,…
EMPREGO DO X E DO CH Exemplos: ameixa, feixe, caixa, trouxa, frouxo, gueixa, peixe, peixada, queixo, queixada, eixo, baixo, encaixar, paixão, rebaixar etc. EXCEÇÃO: recauchutar (mais seus derivados) e caucho (espécie de árvore que produz o látex).
Resposta. Explicação: Por que, cachorrada,cachorreiro,cachorro,cachorro e cachorrinho vem da palavra *cachorro* que se encontra o 'Ch', então toda palavra que se encontra algo a ver a Cachorro começa com Ch, tipo "Cachorrinho" ele tem uma semelhança.
Quando utilizar: S, C, Ç, X, CH, SS, SC...
Usa-se ç em palavras derivadas de vocábulos terminados em TO, Usa-se ç em palavras terminadas em TENÇÃO referentes a verbos derivados de TER, Usa-se ç em palavras derivadas de vocábulos terminados em TOR.
Finalize explicando que a letra S representa o seu fonema quando está no começo da palavra ou após consoante. Caso o ambiente seja intervocálico, a letra S representará o fonema /z/, por isso, nesse ambiente, quando a letra s corresponder ao fonema /s/, é preciso usar o dígrafo SS.
Schutzstaffel (conhecido pela sigla SS) é um termo alemão que significa “esquadrilha de proteção”, em português. Foi um grupo fundado em 1925, com o objetivo de proteger Adolf Hitler e os dirigentes do Partido Nazista. ... Até então, a SS era composta por poucos membros (menos de 300 soldados).
Descubra algumas regras que podem te ajudar a não se confundir mais:
Entre vogais, o s nunca tem valor de [s], mas sempre de [z] (ex.: casa). b) O esse dobrado (ss) representa o som [s] apenas em contextos intervocálicos (ex.: assar, isso, promessa, russo), e nunca em início de palavra ou depois de consoante.
Vamos saber agora quando utilizá-lo:
ia, pois tem como objetivo informar a morte de um homem na Lagoa Rodrigo de Freitas.
Resposta. Resposta:Palavras com SS. ... Para que se mantenha a pronúncia s no meio das palavras, entre vogais, é necessário que se duplique a consoante s, ficando ss, como em pássaro, missa, massa, …
A letra S assume diferentes sons quando está ou entre duas vogais ou entre vogal e consoante. Para que o som de S saia quando se tem essa letra entre duas vogais, é necessário "dobrá-la", ou seja, repeti-la. ... Exemplo: A palavra assar. Note que, por estar entre duas vogais "a", o s ganhou uma cópia.
Nas palavras com s, esta consoante pode aparecer no início, no meio ou no fim das mesmas. ... Segundo as regras fonéticas e ortográficas da língua portuguesa, quando a consoante s aparece no meio das palavras em posição intervocálica, ou seja, entre duas vogais, assume a pronúncia z: casa, mesa, desânimo, liso.
Resposta. “S” sozinho no início da palavra tem som de “S” mesmo. Exemplo: sapo, sinfonia, surfista. “SS” juntos no meio de uma palavra representam também o som de “S”.
O grafema s representa principalmente o som s. Contudo, assume a pronúncia z quando aparece no meio das palavras entre duas vogais: casa, mesa, liso, desânimo....Em diminutivos de palavras com s no radical:
Qual das palavras abaixo a letra "S" não tem som de "Z": a sensual.
Qual das palavras abaixo a letra "S" não tem som de "Z": A) sensual.
Embora o grafema S represente principalmente o som S, segundo as regras fonéticas e ortográficas da língua portuguesa, quando aparece no meio das palavras em posição intervocálica, ou seja, entre duas vogais, assume a pronúncia Z: casa, mesa, desânimo, liso, etc.
Usa-se a letra "S":
Palavras com Z
Que razão há para que uns tenham “s” e outros “z” em suas terminações? Resumidamente, mantém-se o “s” ou o “z” da palavra que dá origem ao verbo. ... Verbos como “paralisar” e “improvisar” possuem “s” porque os substantivos que os originaram também o possuem.
A justificativa para este fato é que a palavra primitiva contém “s”, razão pela qual as palavras que dela derivarem também serão escritas da mesma forma.
Pergunta: As palavras formam o diminutivo com 's' quando, e com 'z'? As palavras terminadas em 's', formam o diminutivo acrescentando o sufixo '-inho'. Pode parecer que formam o diminutivo em 'sinho', mas o 's' é da própria palavra.
Por que a palavra “BARONESA” se escreve com a letra “S” e não “Z”? ... Porque esta palavra indica uma nacionalidade. Porque esta palavra vem da palavra original “barão”. Porque esta palavra indica um título de nobreza, por isso se escreve com “s”.