Um peixe pode permanecer próximo à superfície porque está tentando respirar com mais facilidade. Lembre-se, esses animais respiram o oxigênio dissolvido na água – não o oxigênio que já está combinado com a molécula de H2O.
Assim como restos de alimentos decantam no substrato do aquário. Filtros externos tornam a água mais límpida, porém não dão conta de efetuar toda a limpeza. Para isso temos duas soluções: efetuar a limpeza manualmente ou construir uma "equipe de limpeza". Colônias de lodo, na tampa de vidro do aquário.
Como se prevenir?
Esfregue o vidro. Utilize uma esponja limpa e que não contenha produtos químicos ou detergente — eles contaminarão a água do aquário. Contanto que não tire muita água, não há problema em manter os peixes no aquário durante a limpeza. Você pode utilizar o lado mais abrasivo da esponja se precisar limpar com mais força.
Como limpar o vidro interno do aquário Comece dando uma boa limpeza no vidro interno por com um raspador \ esponja de algas. Há uma grande variedade de raspadores de algas no mercado, desde raspadores de cabo longo até raspadores magnéticos, você pode encontra-los em qualquer loja de aquarismo ou pela internet mesmo.
Use apenas uma esponja nova e limpa "Aquela água que fica mais no fundo e nas paredes do aquário, que vai pegando o limo, você lava com uma esponja nova e que nunca tenha levado detergente. Tem que ser realmente uma esponja novinha!
O vidro esverdeado é um alerta de que há algas microscópicas em exagero no ambiente do aquário. Elas evidenciam que o sistema do aquário está em desequilíbrio. ... Por isso, é importante a presença de moluscos, do tipo Turbo Snail, que varre o vidro do aquário, alimentando-se das algas que estão ali grudadas.
Aumente a quantidade de carvão ativado em seus filtros. Aumente o número de predadores de algas no aquário, coloque mais caramujos e outros moluscos que fazem parte da “equipe de limpeza”. Você também pode colocar peixes comedores de algas, como o peixe-cirurgião por exemplo.
Outro problema relatado por consumidores é quando a água fica verde. Isso acontece quando a garrafa fica exposta ao sol e microorganismos deixam o líquido esverdeado por causa da fotossíntese. O resultado é um gosto amargo caso seja ingerida, explicou o químico Fabricio Martelli.
Olá! Naturalmente a presença da cor verde na água não pode ser observada. ... Todavia, quando ocorre a mudança do tom dos rios para o verde, podemos compreender que evidencia um grave acontecimento de destruição do meio ambiente, haja vista que indica o aumento de cianobactérias no local indicado.