O trabalho do assistente social acontece num contexto social que é caracterizado por questões sociais contraditórias e sua prática é definida a partir da questão da identificação do seu objeto que sofrerá a ação, ou seja, a questão social.
Alternativas: A prática do Assistente Social deve ser concebida como uma ação com direção e sentido. A prática profissional deve ser concebida não apenas pelo fazer cotidiano, mas também pelas determinações históricas, assim como um trabalho concreto e de valor social, orientada por conhecimentos e princípios éticos.
O Serviço Social contribui para a produção e reprodução desta sociedade, ele participa deste processo enquanto trabalhador coletivo que, por meio de seu trabalho, garante a sobrevivência e a reprodução da força de trabalho.
O processo de produção/reprodução material e social situa-se na compreensão da totalidade do movimento da sociedade, sendo a categoria produção compreendida como as relações estabelecidas para produção das condições que satisfaçam as necessidades humanas, e a reprodução configurada como o fator que dá continuidade ao ...
Entende-se por reprodução social o processo mediante o qual uma sociedade, através de diversos mecanismos, reproduz a sua própria estrutura.