A ergonomia no Brasil viveu seu momento de destaque a partir da década de 1980, quando vários pesquisadores brasileiros retor- naram da França após desenvolverem mestrado e doutorado, sob a orientação do professor Alain Wisner ou do professor Maurice de Montmollin, e ingressaram em universidades de vários Estados ...
As 4 fases da história da ergonomia
A palavra ergonomia é de origem grega “ergon”, significa trabalho, e “nomos”, que significa leis ou normas. Em outras palavras, ergonomia é um conjunto de normas que estuda a organização do trabalho e a interação entre homens e máquinas.
Regulamentada pela NR 17, pode ser dividida em três áreas: ergonomia física, cognitiva e organizacional. Hoje em dia, é difícil pensar em bem-estar sem falar de ergonomia, não é mesmo?
A ergonomia é definida como “a adequação da tecnologia, da arquitetura e do desenho industrial em benefício do trabalhador e suas condições ideais de trabalho”. ... O termo é derivado do grego “ergon”, que significa “trabalho”, e “nomos”, que quer dizer “leis”, o que aponta para uma ciência do trabalho.
Equipamentos para pernas e pés É um banco alto, com regulagem, que elimina a pressão exercida sobre as pernas. Outro equipamento para melhorar as condições desse tipo de trabalho são os tapetes ergonômicos, feitos para atenuar a fadiga nas pernas, ativando a circulação sanguínea e reduzindo o impacto nas articulações.