O Pular corda ou saltar corda é uma brincadeira tradicional que envolve grande atividade física e coordenação motora. Tais características fizeram da recreação um desporto. ... O surgimento da prática esportiva é datada da década de 1970 nos Estados Unidos.
Dá para pular corda sozinho ou em turma. Na brincadeira coletiva, uma das extremidades da corda é presa em um poste ou em um portão enquanto um participante fica na outra ponta, batendo. Mas também é possível que duas crianças, uma em cada extremidade, segurem e batam a corda para que outras pulem.
Pular corda emagrece, queima calorias e elimina a barriga esculpindo o corpo. Em apenas 30 minutos deste exercício é possível perder até 300 calorias e tonificar coxas, panturrilha, bumbum e abdômen.
Na parte superior do corpo, você trabalha os braços, claro, mas também exercita ombros, antebraço, bíceps, tríceps e dorsais. Na parte inferior, trabalha panturrilhas, isquiotibiais e glúteos. E ainda tem mais: como exige equilíbrio, pular corda exige muito do core – você vai trabalhar abdominais, lombar e quadril.
Atividade chega a gastar quase 900 calorias em uma hora, mais do que caminhar ou andar de bicicleta. Em uma hora pulando corda, uma pessoa de 73 kg, por exemplo, chega a gastar até 861 calorias.
O ideal é fazer o treino três vezes por semana. São 20 minutos direto, sem descanso: no intervalo das séries de abdominal você vai pular corda por 3 minutos. A grande sacada desta aula é a pausa ativa. Ou seja: entre um exercício e outro, você vai descansar os músculos abdominais pulando corda por 3 minutos.
Treinos para emagrecer pulando corda Quando conseguir manter a coordenação dos movimentos, pule corda no método intervalado, ou seja, 30 segundos em velocidade baixa (nível 1), seguidos de outros 30 segundos um pouco mais acelerado (nível 2) e finalizando com mais 30 segundos em velocidade rápida (nível 3).
Dicas
Muito pelo contrário, é um exercício excelente para o retorno venoso”, explica Ferronato. 8. Pular corda ou fazer exercícios de impacto provocam varizes. MITO: “Esses exercícios podem ser ruins para o joelho, quadril, articulações…
Conheça alguns exercícios para varizes nas pernas