crossorigin="anonymous">
A Taxa Selic hoje está em 2,75% ao ano....Qual é a Taxa Selic hoje?
A taxa básica de juros da economia brasileira (Selic) tem seu primeiro aumento desde julho de 2015, passou de 2% para 2,75% ao ano, após se manter por sete meses em baixa histórica. A medida foi anunciada, ontem (17/3), pelo Comitê de Política Monetária (Copom).
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou a taxa básica de juros (Selic) dos atuais 10,75% para 11% ao ano. A decisão foi unânime e veio dentro do esperado pela maioria dos analistas.
2,75% A taxa Selic, também chamada de taxa básica de juros, é um dos termos de economia que quase todo brasileiro já ouviu falar.
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) subiu na quarta-feira (17) a meta para os juros básicos (Selic) em 0,75 ponto, aos 2,75% ao ano. A expectativa para a taxa básica de juros do Brasil, a Selic, no fim de 2021 subiu de 4,5% para 5%, na segunda alta consecutiva nas projeções.
Tradicionalmente, a Selic Over fica 0,10 ponto percentual abaixo da Selic Meta. Hoje, a taxa Selic está em 2,75%.
Com a Selic a 2,75%, a poupança deve pagar cada vez mais. Quanto maior a Selic, maior será o rendimento da poupança. Isso vale sempre que a Selic estiver abaixo de 8,5%.
A visão dos analistas e do Boletim Focus, relatório de expectativa de mercado divulgado pelo Banco Central, é de que, de fato, a Selic deve subir em 2021 para conter a inflação no país.
Funciona assim: se o governo quer movimentar a economia, ele reduz a taxa Selic. Com juros menores, fica mais fácil fazer um empréstimo ou um financiamento, o que incentiva o consumo. Se a Selic sobe, os juros ficam altos, o consumo é desestimulado e a inflação cai.
R$ 5 mil