crossorigin="anonymous">
A Libras – Língua Brasileira de Sinais é uma forma de linguagem natural, criada para promover a inclusão social de deficientes auditivos. ... Hoje, aprender Libras é fundamental para o desenvolvimento nos aspectos social e emocional, não apenas do deficiente auditivo, mas também de todos que fazem parte do seu convívio.
a) Significa a situação em que um idioma de pouco crédito tem seu reconhecimento como língua aceito perante a sociedade. Ou seja, quanto mais palavras existirem dentro de diferentes áreas de conhecimento humano, melhor e mais forte será a língua. ...
A cultura surda engloba possibilidades e elementos próprios da vida dos sujeitos que se reconhecem como surdos, abrangendo não apenas aspectos mais corriqueiros da vida de cada um, mas também o grupo social que constituem.
Entende-se “comunidade surda”, então, como um espaço de trocas simbólicas em que as línguas de sinais, a experiência visual e os artefatos culturais surdos são partilhados entre sujeitos Surdos (e ouvintes) que congregam interesses comuns e projetos coletivos.
Trata-se de uma identidade fortemente marcada pela política surda. São mais presentes em surdos que pertencem à comunidade surda e apresentam características culturais como sejam: ... Possuem a experiência visual que determina formas de comportamento, cultura, língua, etc 2. Carregam consigo a língua de sinais.
De acordo com Perlin (1998), a identidade pode ser definida como: • Identidade flutuante, na qual o surdo se espelha na representação hegemônica do ouvinte, vivendo e se manifestando de acordo com o mundo ouvinte.
1.
Na história, os surdos sempre formaram um grupo com características próprias, muitas vezes segregados da maioria. ... Daí, diz-se que os surdos podem possuir múltiplas identidades pelo fato de terem a sua cultura normal e as culturas/identidades de cada comunidade surda.