Ou seja, proibidas para estacionamento e circulação de veículos. É uma 'zona morta', como se fosse a ampliação de uma calçada. Essa infração é considerada gravíssima e resulta em multa de R$ 574,62, com acréscimo de sete pontos na carteira de habilitação.
Conhecidas, na maioria das cidades, simplesmente como “faixa zebrada”, as marcas de canalização no trânsito servem para orientar o fluxo de veículos nas vias, ou seja, elas determinam quais são os locais em que é permitida a circulação de carros, motos, caminhões e outros tipos de automotores.
As marcas de canalização, também conhecidas como “faixa zebrada”, são aquelas faixas pintadas no asfalto indicando uma bifurcação ou um retorno, por exemplo. São usadas como forma de complementar as demais sinalizações existentes nas vias e podem ser brancas ou amarelas.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), essas são as chamadas marcas de canalização. Segundo a lei que regulamenta o trânsito no país, as marcas de canalização servem para orientar os fluxos de tráfego em uma via, direcionando a circulação de veículos e regulamentam as áreas de pavimento não utilizáveis.
Linha de Retenção – Conceito: Indica ao condutor o local limite em que deve parar o veículo, SE os controles de tráfego, semáforo ou sinal “Parada Obrigatória” R-1 ou autoridade legal assim o determinar.
VEÍCULO MISTO - veículo automotor destinado ao transporte simultâneo de carga e passageiro. VIA - superfície por onde transitam veículos, pessoas e animais, compreendendo a pista, a calçada, o acostamento, ilha e canteiro central.
Particular - quando o veículo é utilizado para fins particulares (placa cinza). O procedimento resulta na emissão de um novo Certificado de Registro de Veículo (CRV) e na substituição das placas (retirada da antiga placa e substituição pela nova, de categoria diferente).
Documentos – Original e Cópia
96 faz a classificação dos veículos, e dentre tais classificações está aquela em relação à 'Categoria'. Ela que nos indica ou a propriedade ou a finalidade para qual se destina o veículo, podendo ser oficial, representação diplomática ou consular, particular, de aluguel e de aprendizagem.
É o procedimento de mudança da categoria do veículo (particular, aluguel, oficial).
Documentos necessários
Para o licenciamento de veículo de aluguel, é necessário apresentar a autorização para transporte emitida pelo órgão competente (prefeitura municipal, ARTESP, EMTU, ANTT, DER ou EMBRATUR). Porém, em função do impacto da quarentena às atividades desenvolvidas por estes órgãos, o Detran.
É simples. Basta requerer à ANTT um cadastro provisório. Ele é suficiente para o Detran processar o registro/licenciamento do veículo.