Grupo dos sapos, rãs, pererecas, salamandras, cecílias e cobras-cegas. Os anfíbios são animais vertebrados que, ao contrário dos répteis, possuem o corpo sem escamas.
Elas exibem 27 modelos diferentes no total, incluindo, claro, o ciclo típico caracterizado por ovos aquáticos que se desenvolvem em girinos e que, depois, passam por uma metamorfose virando rãs de quatro patas. Mas em muitas outras espécies, ovos e/ou girinos são totalmente ou completamente removidos de massas de água.
Os répteis, como tradicionalmente reconhecidos, formam um agrupamento heterogêneo de tetrápodes amniotas ectotérmicos que inclui três linhagens principais, os Testudines (cágados, tartarugas e jabutís), os Squamata (lagartos, serpentes e cobras-cegas) e os Crocodilianos (jacarés, crocodilos e gaviais).
Páginas na categoria "Répteis do Brasil"
Taipan
Os répteis são animais muito bem-adaptados à vida no ambiente terrestre. O termo réptil vem do latim reptilis e significa “que se arrasta”. Entre seus representantes, podemos citar as serpentes, crocodilos, jacarés, lagartos e tartarugas.
O sinal que mais identifica um réptil é a pele escamosa que cobre quase todo o seu corpo. Além da pele escamosa, os Répteis apresentam algumas características em comum: Membros locomotores situados no mesmo plano do corpo (justificando assim, o rastejamento do ventre no solo);