O artista representa uma importante passagem do Livro do Gênesis: o momento em que Deus cria o primeiro homem, Adão. Trata-se de uma narrativa, Michelangelo conta uma história através da imagem, capturando o instante no qual a vida humana está prestes a começar.
Que característica da pintura renascentista estão presentes na obra A Criação de Adão? Os corpos de deus e de Adão tem características humanas, reais, ou seja, não são representações estilizadas. Além disso, existem uma ligação direta entres criador e criatura, entre Deus e os homens./span>
Técnica de pintura mural, executada sobre uma base de gesso ou nata de cal ainda úmida - por isso o nome derivado da expressão italiana fresco, de mesmo significado no português - na qual o artista deve aplicar pigmentos puros diluídos somente em água.
O afresco é uma técnica de pintura em paredes ou tetos de gesso ou revestidas com argamassa, ainda frescas, e geralmente assumem a forma de mural. Muitas vezes, inclusive, o termo é utilizado para referir-se a pintura mural em geral. ... O afresco foi utilizado na arte medieval, renascentista e barroca.
Iluminura é um tipo de pintura decorativa aplicada às letras capitulares dos códices de pergaminho medievais. O termo aplica-se igualmente ao conjunto de elementos decorativos e representações imagéticas executadas nos manuscritos produzidos principalmente nos conventos e abadias da Idade Média.
Iluminura é um tipo de pintura decorativa aplicada às letras capitulares dos códices de pergaminho medievais. ... No século XIII, "iluminura" referia-se sobretudo ao uso de douração. Portanto, um manuscrito iluminado seria, no sentido estrito, aquele decorado com ouro (ou prata)./span>
A tinta aderia às superfícies de maneira uniforme e não escorria. Os pigmentos (ou cores) eram feitos a partir de varias coisas como pedras moídas, pedras precisas e plantas. Os artistas moíam essas coisas até virarem um pó fino e depois misturavam esse pó com líquidos como óleo ou água para fazer tinta./span>
As tintas utilizadas nessas pinturas eram extraídas na natureza: Preto (kem): associado à noite e à morte, a cor preta era obtida do carvão de madeira ou de pirolusite (óxido de manganésio do deserto do Sinai). Branco (hedj): extraído do cal ou gesso, o branco simbolizava a pureza e da verdade.