substantivo feminino Característica ou condição de onisciente, que tudo sabe e conhece: os cristãos acreditam na onipresença, onisciência e onipotência de Deus. Saber absoluto; conhecimento abundante sobre tudo.
Onipresente é um adjetivo masculino e feminino que significa ubíquo e caracteriza algo ou alguém que está presente em todos os lugares ao mesmo tempo. Relativamente à etimologia, a palavra onipresente é formada omni (que significa tudo ou todo) e praesentia (significa presença).
“Onisciente” quer dizer que Ele sabe tudo. Coisas que nem daqui a bilhões de anos nós, humanos, vamos saber, Ele sabe. “Onipresente”, ou seja, Ele está presente em tudo, mas onde Ele quiser estar. E com o seu atributo de “onividente”, Deus vê em todas as direções, todo o universo, nada escapando à sua visão.
A Bíblia Sagrada se refere ao Deus como um ser onisciente, aquele que possui plena e perfeita sabedoria e está ciente de tudo o que ocorre, e que é a própria fonte de todo o conhecimento. A Deus é atribuída também a qualidade de onipotente – aquele que tem o poder ilimitado, que é o todo poderoso.
O narrador-onisciente conta a história em 3ª pessoa e, às vezes, permite certas intromissões narrando em 1ª pessoa. Ele conhece tudo sobre os personagens e sobre o enredo, sabe o que passa no íntimo das personagens, conhece suas emoções e pensamentos.