verbo bitransitivo Juntar uma coisa a outra; acrescentar: anexar provas ao caso.
Refere-se à palavra ANEXO. Pessoal, ela pode funcionar ora como adjetivo, ora como substantivo. Na primeira situação, o vocábulo irá variar. Exemplos: “Envio ANEXAS as páginas do documento solicitado” ou “Envio ANEXOS os documentos solicitados”.
O sentido é: aquilo a que você se refere está contido dentro do anexo. Por exemplo, você vai enviar para alguém uma pasta com fotos da sua última viagem. O anexo será a pasta. O que está dentro do anexo são as fotos.
Porém, a expressão “em anexo” é invariável, independentemente de gênero ou número. Ela se refere à forma como o arquivo está sendo enviado, então é classificada como locução adverbial de modo. Exemplo 1: Em anexo, envio os recibos de compra. Exemplo 2: O trabalho de geografia está em anexo.
Anexo ou em Anexo? Anexo ou em Anexo podem ser utilizados desde que haja atenção quanto a concordância da palavra anexo. Lembre-se que em anexo não sofre flexão de gênero (feminino e masculino) e grau (singular e plural), ao contrário de anexo que deve concordar com o substantivo. Veja os exemplos.
Segue anexo ou segue em anexo
“Tanto o segue quanto o seguem podem ser utilizados. Contudo, depende da concordância de número. Sendo um arquivo, usa-se "segue". Agora, sendo dois arquivos ou mais, usa-se o "seguem”, esclarece o docente.
A forma correta de escrita é sigam de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito com a sílaba -gam. Sigam é a terceira pessoa do plural do presente do subjuntivo e a terceira pessoa do plural do imperativo do verbo seguir. Espero que não nos sigam ainda.
Que se segue - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Deve escrever-se "Comente a afirmação que segue" ou "Comente a afirmação que se segue"? No sentido de vir após, o verbo seguir é conjugado pronominalmente. Deve, portanto, dizer «afirmação que se segue».