A espiral do conhecimento mostra como se dá a criação do conhecimento mediante a interação dinâmica entre conhecimento tácito e conhecimento explícito nos quatro quadrantes do conhecimento apresentados. ... Trata-se de um tipo de conhecimento muito pessoal e difícil de comunicar ou compartilhar com outras pessoas.
Para que a espiral do conhecimento seja promovida nas organizações faz-se necessário o desenvolvimento de cinco condições básicas: intenção, autonomia, flutuação e caos criativo, redundância e requisito variedade.
criação do conhecimento organizacional é um processo em espiral, que começa no nível individual e vai subindo, ampliando comunidades de interação que cruzam fronteiras entre seções, departamentos, divisões e organizações” (NONAKA; TAKEUCHI, 1997, p. 82).
O processo de criação do conhecimento organizacional começa com o compartilhamento do conhecimento tácito, que corresponde a socialização. Na sequência, o conhecimento tácito compartilhado é convertido em conhecimento explícito na forma de um novo conceito, semelhante à externalização.