O Latim é oriundo da região do Lácio, em Roma, e deu origem às chamadas línguas românicas, entre elas, o nosso querido idioma, o português.
A longa decadência do Império Romano do Ocidente, no século 5, marca o início do fim do latim. A partir de então, a língua entrou em um processo de transformação.
A língua latina é muitas vezes usada por lingüistas e cientistas. E, na verdade ainda é a língua oficial de um único país: O Vaticano, embora a forma com que a língua é falada seja muito diferente da forma antiga. Algumas pessoas também usam o latim para traduzir escritos romanos ou objetos antigos.
O latim não é mais usado, simplesmente porque o Império de Roma não existe mais. Durante a era romana, aprender latim - língua latina - era uma maneira de trocar e também de conseguir encontrar um lugar nos territórios sob o domínio do Império Romano.
A língua latina expandiu-se a partir da segunda Guerra Púnica – entre Roma e Cartago – em 218 a.C. Durante o processo de expansão e queda do Império Romano, os falantes do latim tiveram contato com outros povos e, consequentemente, com outras línguas.
"Lácio é uma cidade italiana onde primitivamente era falado o Latim. As línguas chamadas latinas, isto é, que derivam do latim são: francês, espanhol, italiano e o português, que foi a última língua derivada do latim.
O Latim era a língua oficial do Império romano, só que, exceto em Roma e arredores, quase ninguém falava latim, falava-se a língua local. ... Portanto, teve-se o latim usado popularmente, para só se adequar à essas questões, e o latim mais erudito, usado por moradores de de cidades importantes em Roma.
hebraicas
O título provém da expressão grega Te Telestai (na expressão original τελεστές) que significa "Está Consumado" ou "Totalmente Pago", sendo estas a última palavra que Jesus disse momentos antes de morrer na cruz.