Weber sustenta que o Estado tem o poder de coerção sobre os indivíduos, e de formular leis para controlar a conduta da sociedade. ... “O Estado é uma relação de homens dominando homens, relação mantida por meio da violência legítima (isto é, considerada como legítima).
Marx entende o Estado como uma ferramenta de organização e controle social, expressivamente utilizada para coagir o indivíduo em questões que se relacionam a fatores sociais e econômicos.
O ESTADO NA VISÃO DE MARX Ele analisa-o relacionado à realidade política, como reflexo da sociedade civil e, portanto, como decorrente de uma luta de classes. O Estado, para o autor, compõe a esfera superestrutural, sendo seu surgimento necessário para ordenar essa luta de classes, amenizando-a.
Para Marx o Estado é uma relação entre infraestrutura (conjunto das relações de produção, a parte física ) e superestrutura( são as instituições jurídicas e políticas). ... O Estado é resultado o grau de desenvolvimento econômico que influencia/está ligado à divisão em classes sociais, assim ele nasce da luta de classes.
As classes sociais, para Marx, surgem a partir da divisão social do trabalho. Em razão dela, a sociedade se divide em possuidores e não detentores dos meios de produção. ... Em razão da divisão social do trabalho e dos meios, a sociedade se extrema entre possuidores e os não detentores dos meios de produção.
RESUMO: A dialética é uma visão do pensamento que nasce junto com a filosofia. Em Hegel, na sua complexa obra Ciência da Lógica, a dialética é desenvolvida e estruturada como pensamento de maneira objetiva.